Siga o OTD

Canoagem Slalom

Canoístas olímpicos dominam Brasileiro: Ana Sátila é octacampeã e Pepe é hexa

Terminou neste domingo (30) o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2016 realizado no Canal Itaipu em Foz do Iguaçu, Paraná. Contando com 110 atletas de 8 associações, o Instituto Meninos do Lago termina com o maior número de pontos. Entre os canoístas olímpicos, Ana Sátila garante seu oitavo título na competição pelo K1 (caiaque) Feminino Sênior e também leva o ouro no C1 Feminino. Já Pedro Henrique Gonçalves, o Pepe, garante seu hexa campeonato no K1 Masculino. No C1 Masculino Sênior (canoa), Felipe Borges segura a medalha de ouro para Foz do Iguaçu e a dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira ficou fora da final no C2 Masculino Sênior que teve como vencedores Cassiano Alfredo e Welington Munhoz.
Neste domingo foram disputadas as provas semifinais e finais de K1, C1 e C2 das categorias Menor, Júnior, Sênior e Master na primeira divisão. Os primeiros campeões brasileiros definidos no dia foram Adriano Lourenço e Thiago Zewes Fertosa, da IMEL, pelo C2 Masculino Júnior. Os atletas, naturais de Foz do Iguaçu, ficaram satisfeitos com desempenho. “Ganhamos algumas provas na categoria Iniciante, agora competindo na Oficial as dificuldades e o nível técnico aumentam. Felizmente conseguimos levar a medalha de ouro”, diz Adriano Lourenço. Thiago diz que estavam nervosos, mas confiantes. “Competir em casa é sempre uma pressão a mais, mas o público nos apoiou bastante. Demos o nosso máximo e conseguimos sair com a vitória” comemora o atleta.
Ana Sátila, confirmou seu favoritismo vencendo com facilidade no C1 Feminino, a atleta da APEN (Associação Pirajuense de Esportes Náuticos), Beatriz de Paula Simões Motta terminou a prova em segundo lugar e Omira Neta, irmã de Ana Sátila completou o pódio. Sátila retornou para a água mais tarde e garantiu mais um ouro agora pelo K1 Feminino Sênior pela oitava vez em sua carreira, com pouco menos de 20 segundos de vantagem da segunda colocada, a atleta Pirajuense, Milene Wolf, Marina Costa completou o pódio da prova. “Estou muito feliz, estava muito leve, fiz uma boa prova e contente por ganhar aqui no Canal Itaipu representando o Instituto Meninos do Lago” diz Ana.
Omira Neta também garantiu sua segunda medalha do dia ao sagrar-se campeã pelo K1 Feminino Júnior. No K1 Feminino Menor, a campeã brasileira foi Sabrina Bueno, da Associação Pirajuense de Esportes Náutios (APEN).
Na modalidade com maior número de embarcações o K1, atletas de Piraju venceram em três das quatro categorias disputadas. Pela categoria Menor o atleta Jefferson Ferreira foi o campeão com o tempo de 168.81 segundos. No K1 Masculino Júnior, o grande campeão foi Daniel Negrão, ele garantiu o ouro ao terminar a prova com o tempo de 93.06. Guilherme Rodrigues foi o segundo mais rápido (97.48) e Lucas Boretti o terceiro colocado (147.96).
Pedro Henrique Gonçalves conquistou o ouro no K1 Masculino Sênior pela sexta vez na carreira e mantém o bom desempenho que apresentou nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “É sempre bom ter o gostinho da vitória, este ano foquei nos Jogos Olímpicos, fiz meu máximo mesmo fora da minha melhor forma” comenta Pepe. Completaram o pódio os canoístas Anderson Oliveira e Fábio Rodrigues com prata e bronze respectivamente. Na categoria Master o campeão foi Enio Winkler de São José do Rio Pardo, São Paulo. Thiago Ganeo conquistou a prata e Gustavo Gozzo o bronze.
As provas de Canoa também tiveram muitas emoções. O campeão brasileiro do C1 Masculino Menor foi o atleta da Associação de Canoagem e Piracicaba (ASCAPI) Lucas Moreton. No C1 Masculino Júnior a disputa pelo primeiro lugar foi muito apertada, Gustavo Selbach Júnior conquistou o lugar mais alto do pódio ao terminar sua descida em 100.95 segundos, Denis Quellis ficou em segundo com apenas 2 segundos de diferença, Willian Oliveira completou o pódio da prova. “Gosto muito de competir aqui no Canal Itaipu, já é a terceira competição que eu participo. É sempre bom remar aqui em Foz” Explica Gustavo que aproveitou a energia da torcida que compareceu em peso para conquistar a vitória “O pessoal estava bem animado! É a primeira vez que levo um brasileiro na Categoria Júnior mas fiz uma boa prova, com poucas faltas. Daqui para frente é treinar bastante para conseguir mais medalhas”.
No C1 Masculino Sênior o atleta olímpico Felipe Borges venceu a prova mais disputada do evento. Ele conquistou o ouro ao descer o Canal apenas 8 décimos de segundo mais rápido do que Leonardo Curcel. Thiago Serra completou a prova 4 segundos acima do tempo de Felipe e ficou com o bronze.
A última prova do dia foi o C2 Masculino Sênior e teve os atletas Cassiano Alfredo e Wellington Munhoz no lugar mais alto do pódio, Maicon Borba e Carlos Silva ficaram com a prata e os irmãos gêmeos Wallan e Weltton Carvalho terminaram na terceira colocação.
De acordo com João Tomasini Schwertner, Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem o Campeonato mostrou a evolução e o crescimento das categorias juniores. “Há uma nova safra de atletas com um bom desempenho e isso ficou claro no evento”, esclarece. Para o Superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional o evento superou as expectativas e reforçou ainda mais os laços da empresa com a canoagem. “São 10 anos de atividades, competições e parcerias que mudaram o status da modalidade. Iniciamos em 2006, com a reforma do canal e o licenciamento para uso esportivo, depois com a implantação do projeto social, também sediamos eventos nacionais e internacionais que entraram para a história da Canoagem Brasileira”.
Premiação por equipes
O Campeonato Brasileiro de Slalom não se resume apenas às disputas dos atletas, as oito associações participantes do evento também disputavam ponto a ponto o título de campeã brasileira por equipes. A associação anfitriã Instituto Meninos do Lago (IMEL) foi a grande vencedora com a pontuação de 1.985, a APEN (Associação Pirajuense de Esportes Náuticos) foi a segunda colocada com 1.450 e a Associação de Canoagem e Piracicaba (ASCAPI) conquistou a terceira colocação.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom