Siga o OTD

Canoagem Slalom

Brasileiro de canoagem slalom começa em Foz com presença dos cinco olímpicos

Mais de 100 atletas participam neste fim de semana do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Entre eles os cinco atletas olímpicos Pedro Gonçalves, Ana Sátila, Felipe Borges, Charles e Anderson Corrêa. As primeiras provas começam já na sexta-feira (28) e continuam até domingo (30) no Canal Itaipu, dentro da usina de Itaipu. Haverá disputas nas categorias K1 (caiaque individual), C1 (canoa individual) e C2 (canoa dupla) Masculino e Feminino nas faixas, infantil, menor júnior, sênior e máster em duas divisões iniciantes. Oito associações estarão representadas na competição. O evento é aberto ao público, a entrada é grátis.
Parte dos atletas já está na cidade, como é o caso do Pedro Gonçalves, o Pepê, que obteve a 6a colocação nos Jogos Olímpicos pelo K1 Masculino e há duas semanas conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Pan-americano. Agora no Campeonato Brasileiro ele quer repetir o bom desempenho, “Foz do Iguaçu é a minha segunda casa. Comecei a remar aqui quando tinha 16 anos. Conheço bem a pista, o que me dá uma vantagem para buscar o melhor resultado”, comenta o atleta.
O iguaçuense Felipe Borges não vê a hora da competição começar. Único representante de Foz do Iguaçu nos Jogos Olímpicos, ele conta com o apoio da torcida para conquistar novamente um ouro na competição. A última vez que Felipe conseguiu o primeiro lugar no pódio foi na mesma competição em 2013, também disputada no Canal Itaipu. “Acho que a torcida fez a diferença, por isso quero ir com tudo para ganhar em casa de novo”, diz.
Ana Sátila busca manter a invencibilidade na competição, desde 2012 vem conquistando ouro em todas as edições nas categorias K1 e C1, mas mesmo com o favoritismo ela busca estar com os pés no chão. “Nem sempre o favorito vence, por isso eu preciso sempre continuar remando firme para vencer mais uma disputa”, comenta.
Pontuação dobrada no Ranking Nacional
O Campeonato Brasileiro é o evento mais importante do circuito nacional, os pontos obtidos pelos atletas somam em dobro no ranking nacional, este é o mesmo parâmetro que define os recursos do Bolsa Atleta para o ano seguinte. “As três melhores embarcações de cada categoria na soma total do ano estão aptos para obter a bolsa”, explica João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Transmissão pela TV e Internet
O canal Sportv fará a transmissão das finais a das 12h30 às 14h00 no domingo (30). Durante as competições da 1a Divisão o canal do Youtube da Canoagem Brasileira transmitirá ao vivo todas as provas de sábado (29) e também do domingo (30).
Programação: 
28/10 – Provas 2a Divisão – Dás 10h00 às 15h00
29/10 – Classificatórias 1a Divisão – Dás 10h00 às 17h00
30/10 – Semifinais e Finais 1a Divisão – Dás 08h30 às 14h00

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom