Siga o OTD

Esportes de Gelo

Brasileiros da patinação de velocidade iniciam temporada

João Victor da Silva e Larissa Paes, da equipe brasileira de patinação de velocidade, já participam de provas internacionais na temporada de inverno

João Victor da Silva compete em prova de patinação de velocidade
João Victor da Silva é um dos brasileiros que já iniciaram a temporada nos esportes de inverno (Facebook/João Victor Speed Skating)

Uma modalidade de inverno do Brasil já iniciou a temporada mesmo com a pandemia de covid-19. Larissa Paes e João Victor da Silva, atletas da equipe nacional de patinação de velocidade participaram de corridas internacionais nos Estados Unidos e na Alemanha, onde eles estão treinando, respectivamente.

Larissa é a que participou de mais provas até o momento. Treinando no Oval Olímpico de Salt Lake City desde o início de outubro, ela já competiu em três eventos. O mais recente foi o Salty Cup, em 14 de novembro de 2020. A brasileira competiu nos 500 metros e alcançou a sétima posição, com 45seg02 – sua melhor marca da temporada.

No fim de outubro, Larissa competiu em quatro corridas na Corrida Internacional de Outono: 500, 1000, 1500 e 3000 metros. Também esteve presente na tomada oficial de tempos no local de treinamento, competindo nos 500 e 1000 metros. Com quase dois meses de treinamento, seu tempo já baixou sete décimos na prova mais rápida e dois segundos nos 1000 metros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

João Victor da Silva, por sua vez, está na Max Aicher Arena em Inzell, na Alemanha. O local é um dos principais centros de patinação de velocidade em todo o mundo. Ele está participando de um período de treinamento e aguarda definição da federação internacional para saber quais provas disputará nos próximos meses.

A atividade também começou em outubro, mas o brasileiro, que mora com a família no Japão, precisou ficar duas semanas de quarentena após ser diagnosticado com covid-19. Felizmente, ele já está totalmente recuperado e pôde participar de sua primeira prova na temporada em 14 de novembro de 2020.

Presente na Copa Frillense, João participou dos 500 e dos 1000 metros. Na primeira ele foi o quarto colocado com 38seg34, pouco menos de dois segundos atrás do austríaco Ignaz Gschwentner, vencedor da disputa. Depois, na segunda corrida, alcançou a medalha de bronze com 1min15seg89 – Joel Dufter, da Alemanha, venceu com 1min09seg79.

CBDG possui projeto com ISU para patinação de velocidade

A patinação de velocidade foi o último esporte de inverno a ser desenvolvido pela CBDG. Em 2015, a entidade retomou a modalidade a partir de dois jovens atletas. Além de João Victor, a equipe contava com Gabriel Ohnmacht. Mas foi apenas em 2018 que o Brasil voltou a ter a licença da ISU para competir em provas oficiais, como o Mundial e a Copa do Mundo.  

No ano seguinte, o país entrou no projeto de desenvolvimento da federação internacional que faz uma transição dos atletas de patinação de rodas para o gelo. Larissa Paes foi a primeira contemplada desse programa, participando regularmente desde 2019 das temporadas em Salt Lake City.

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!

Outros dois brasileiros também já iniciaram a migração para o inverno. Na temporada 2019/2020, antes da pandemia de covid-19, Enzo Nakazato participou de training camps ao lado de Larissa. Agora, é a vez de Eder Lopes Moraes realizar seus primeiros treinos no esporte de gelo.

Larissa Paes representa o Brasil na patinação de velocidade no gelo
Larissa Paes durante competição nos Estados Unidos (Photography Pursuit)

Patinação de velocidade deu medalha à América do Sul em Lausanne-2020

A transição da patinação de velocidade em rodas para o gelo não é uma exclusividade do Brasil na América do Sul. Argentina, Chile e, principalmente, Colômbia também participam deste projeto da ISU. Este último país, inclusive, é quem mais se destaca nesta troca de modalidade.  

Sempre favoritos nas competições de patinação em rodas, os colombianos estão conseguindo levar todo o sucesso do asfalto também no gelo. Além de já ter um número maior de competidores em provas internacionais, o país também consegue resultados bem melhores do que seus vizinhos sul-americanos.

O jovem Diego Amaya, por exemplo, conquistou a primeira medalha do continente em qualquer edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno. O atleta foi prata na prova de largada coletiva nos Jogos da Juventude em Lausanne-2020. Ele ainda conquistou dois quartos lugares nas provas de 500 e 1500 metros da patinação de velocidade.

Mais em Esportes de Gelo