Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

O OTD vai entrar numa fria com apoio do Brasil Zero Grau

No seu aniversário de oito anos, Brasil Zero Grau inicia parceria com Olimpíada Todo Dia

Parceria do Brasil Zero Grau com OTD estará de olho nos atletas brasileiros de inverno, como a equipe de Bobsled
Bobsled do Brasil em PyeongChang-2018: equipe é favorita à vaga olímpica em Pequim-2022 - Crédito: Gustavo Longo

A partir de hoje, 17 de outubro de 2020, todo dia vai ser dia de Olimpíada e Paralimpíada de verão e de inverno no portal Olimpíada Todo Dia! Sim, o site que acompanha o dia a dia dos atletas brasileiros nas mais diversas modalidades abriu espaço para acompanhar também os nossos representantes na neve e no gelo em parceria com o Brasil Zero Grau.

O OTD entrou numa fria – e isso é muito bom!

Por muito tempo, nos acostumamos com Jogos Olímpicos a cada quatro anos (cinco, no caso do adiamento da edição de Tóquio por conta da Covid-19) aqui no Brasil. Mas da mesma forma que Olimpíada é todo dia, precisamos reconhecer que, desde 1992, os Jogos Olímpicos acontecem a cada dois anos para os brasileiros.

Foi naquele ano que o país estreou nos Jogos de Inverno. Desde então, participou de todas as oito edições, representado por 35 atletas em oito modalidades distintas e contou até mesmo com um resultado no Top 10 graças à nona colocação de Isabel Clark no Snowboard Cross em Turim-2006.

Entre uma edição e outra dos Jogos Olímpicos de Verão, temos a possibilidade de torcer pelos brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mas ainda é uma pequena parcela dos fãs que tem ciência disso. Os esportes de inverno seguem à margem na cobertura esportiva dos principais meios de comunicação do país – seja por fatores climáticos e culturais (uma vez que não há neve no Brasil), seja pela falta de resultados na comparação com outras modalidades olímpicas.

Não que a visibilidade alcançada durante as últimas edições dos Jogos de Inverno seja ruim – pelo contrário, superou a expectativa. Contudo, era preciso encontrar formas de acompanhar a trajetória destes atletas também no dia a dia, destacando a caminhada deles antes dos Jogos.

Foi pensando neste desafio que o portal Olimpíada Todo Dia resolveu encarar as baixas temperaturas, já pensando nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Para isso, tirou da hibernação um site que nasceu com o mesmo propósito, ou seja, acompanhar todos os passos dos atletas brasileiros de inverno.

Brasil Zero Grau está de volta, agora no OTD

O Brasil Zero Grau estava parado há quase dois anos por fatores externos. Mas a proximidade de mais uma edição dos Jogos de Inverno e a boa e velha alma de reportagem imploravam pelo retorno. Era preciso, porém, se adaptar aos novos formatos de comunicação. Menos texto e mais recursos digitais, como vídeos, podcasts, redes sociais, tiktoks e afins. Além, é claro, de encontrar parceiros para fazer essa retomada de forma saudável. 

Quem melhor do que a equipe do OTD para isso? Enquanto o portal compartilha sua expertise na produção de conteúdo jornalístico diferenciado, o Brasil Zero Grau disponibiliza seu know-how nos esportes de inverno. É uma relação de troca em que o maior beneficiado é o torcedor brasileiro. Juntos, podemos contribuir para a consolidação das modalidades de gelo e neve na agenda esportiva nacional.

A parceria começa oficialmente agora e o 17 de outubro ganha um novo simbolismo para o Brasil Zero Grau. Foi nesse mesmo dia, mas em 2012, que publiquei meu primeiro post, sem saber o que o futuro reservava a mim e aos esportes de inverno no Brasil. Oito anos depois, fico feliz em ver mais gente talentosa entrando numa fria comigo! 

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, FACEBOOK e INSTAGRAM! Siga!

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno