Siga o OTD

Boxe

Base de Desenvolvimento de Boxe Feminino é sucesso

Centro de Treinamento de Boxe recebeu 10 atletas e 2 treinadoras para Base de Desenvolvimento feminino entre dias 19 a 24 de fevereiro

Base de Desenvolvimento do Boxe Feminino. Foto: Otilio Toledo/CBBoxe
Foto: Otilio Toledo/CBBoxe

O começo de fevereiro marcou o cronograma cheio no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Boxe, em São Paulo (SP). Neste sábado (24) finalizamos a primeira Base de Desenvolvimento feminino, contamos com a presença de 10 boxeadoras e 2 treinadoras. A presença delas veio em busca de fomentar ainda mais o boxe entre as mulheres, com intuito de melhorar tanto resultados como bem-estar das atletas.

Experiência produtiva

“Essa foi a primeira base de treinamento, e foi bastante produtiva. Ter a presença de mulheres para trabalhar com a gente é muito bom. Assim, mostra que o boxe está de portas abertas para todas nós” relatou Beatriz Soares, atleta da Seleção Brasileira, que participou da Base em São Paulo.

A Base iniciou-se na segunda-feira (19) e durante toda a semana a equipe se dividiu entre os treinos técnicos, físicos, escola de combate e sparrings. Desse modo, a principal importância desse treinamento é para o desenvolvimento das meninas que ainda estão fora da seleção e equipe permanente.

Base de Treinamento do Boxe Feminino. Foto: Otílio Toledo/CBBoxe
Base de Treinamento do Boxe Feminino. Foto: Otílio Toledo/CBBoxe

“Esse treinamento dá estímulo para as meninas não perderem o foco. Com isso, elas percebem que as oportunidades para entrar na seleção estão por vir. Para nós, que somos da equipe técnica, é ótimo, porque assim conseguimos observar as meninas que não estão aqui. Assim, conseguimos pensar em quem futuramente irá para a equipe permanente e para os próximos Jogos Olímpicos” explicou Suelen Souza, técnica da seleção brasileira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Atletas de várias partes do país vieram a São Paulo para a base. Com veteranas e novatas, todas passaram pela avaliação da equipe multidisciplinar, com início na anamnese logo na chegada do primeiro dia. Assim, as participantes tiveram a oportunidade de serem avaliadas pelo fisioterapeuta, médica, nutricionista e psicóloga que atendem a Equipe Olímpica Permanente. Ao final do treinamento cada especialista encaminha o relatório das pacientes, avaliando a condição física de cada uma das meninas.

“Foi muito bom, porque além de avaliar a parte técnica, a gente também vê a questão de disciplina, comprometimento. Essa mistura de atletas de vários lugares é bem legal. É muito importante ter esse espaço que o boxe proporciona para o público feminino aos poucos está aumentando, já temos o exemplo na seleção e agora também com essas meninas da base” disse a treinadora Gabrielly Morais, de São José dos Campos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Graze de Jesus compartilha experiência no boxe

Além de treinos, a Base também contou com a presença da atleta olímpica Graziele de Jesus, que compartilhou sua história e todo o processo que percorreu para chegar até a Olimpíada de Tóquio-2020.

“Para o atleta é muito importante entender sobre os desafios da profissão do esportista. Saber que vão existir momentos de altos e baixos. Nesse sentido, acredito que ouvir de uma pessoa de fora traz mais visão para eles. Foi uma experiência muito boa poder falar com essas meninas da Base!” comentou a boxeadora.

Proposta de dentro

A responsável pela iniciativa de desenvolver a Base de treinamento feminino é a própria treinadora da seleção brasileira, Suelen Souza. Ela ainda contou com o apoio do Mateus Alves, treinador-chefe da Equipe Olímpica Permanente para desenvolver o projeto. Assim, a a iniciativa de realizar o projeto, que começou em 2022 em treinamento com as árbitras, técnicas, atletas e as bases de treinamento. Desse modo, o intuito foi de reunir toda a equipe feminina e mostrar que o boxe está de portas abertas para aumentar cada vez mais o número de mulheres na modalidade.

*Contribuiu: Camila Nakazato

Mais em Boxe