Siga o OTD

Boxe

Brasil faz na Alemanha sua segunda base de treinos em 2024

Depois de duas semanas na Colômbia, os 13 titulares da seleção brasileira de boxe vão fazer uma base de dez dias de treinamento na Alemanha

Wanderson Oliveira participa de base de treino na Alemanha com a seleção brasileira de boxe
Wanderson Oliveira participa de base de treino na Alemanha com a seleção brasileira de boxe (Caio Poltronieri)

A seleção brasileira de boxe viajou no último sábado para a Alemanha, onde faz a sua segunda base internacional de treinamento do ano. A primeira aconteceu na Colômbia. Os 13 titulares da equipe olímpica permanente estão participando do camp: os nove classificados para os Jogos Olímpicos – Caroline Almeida (50kg) Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg), Barbara Santos (66kg),  Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg) – e os quatro que vão disputar o Pré-Olímpico – Wanderson Oliveira (71kg), Luiz Oliveira (57kg), Yuri Falcão (63,kg) e Viviane Pereira (75kg).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Fechamos um camp na altitude de Bogotá de 14 dias com Colômbia, Argentina e Equador. Foi muito satisfatório. Fizemos quatro sparrings seriados, treinamentos em conjunto diversos, conseguimos avaliar o nível tático, técnico e físico que estamos neste momento e trabalhamos muito uma concepção tática que a gente usa aqui na América Latina e na América em geral, que é o jogo de meia longa distância”, conta o head Coach, Mateus Alves.

Na Alemanha

Agora, na Alemanha, os boxeadores brasileiros enfrentam outro tipo de luta para seguir com o aprimoramento necessário para os desafios da temporada. “Mudamos o estilo de boxe! Boxe europeu, que é mais um boxe de força, onde vamos desenvolver o nosso boxe de meia curta, o boxe de curta distância, o corpo a corpo como a gente chama em mais dez dias de camp. Nós faremos dois sparrings seriados, dias 1 e 3, e no dia 5 uma luta amistosa”, explica Mateus Alves.

Itália é o próximo destino

Da Alemanha, a seleção brasileira volta rapidamente a São Paulo e depois segue para a Itália para a terceira base de treinamentos. Num ano tão importante por conta da disputa dos Jogos Olímpicos é fundamental esse intercâmbio com todos os tipos de boxe.

“É fundamental para uma equipe de alto rendimento, o nível de exigência de treinamento. Se eu treino sempre em São Paulo, só com meus atletas nacionais, que já se conhecem há anos, o meu nível de exigência desce muito. Então, uma estratégia que o técnico usa é treinar com equipes sempre de alto nível técnico, tático e físico para chegar numa luta que vai me exigir muito, o atleta esteja adaptado a esta exigência”, explica

Pré-Olímpico é o primeiro desafio de 2024

Na Itália, além da fase de treinamentos, o Brasil vai encarar seu primeiro grande desafio de 2024: o Pré-Olímpico de Milão.

“A previsão é de mais de 15 países no camp, mais de 200 atletas. Esse campo internacional na Itália é fundamental. Vamos encontrar gente da Ásia, da Europa, da África. Faz o camp e os nossos quatro atletas que buscam a classificação vão direto para Milão, enquanto o grupo que não vai volta para São Paulo antes de fazer outra viagem (para a Austrália)”, planeja.

Brasil tenta levar equipe completa para Paris-2024

Até agora, o Brasil conta com nove classificados para os Jogos Olímpicos. Em Milão, Wanderson Oliveira, Luiz Oliveira, Yuri Falcão e Viviane Pereira vão tentar fazer o Brasil classificar pela primeira vez a equipe completa numa Olimpíada.

“Eu te confesso que seria excepcional classificar 13. É fácil? Não! Vamos ver o que acontece. Vai ser um evento duríssimo, mas a gente está confiante nos nossos atletas. A preparação está sendo forte, porém, vamos ver o que a gente consegue. Mas o Brasil nunca levou a equipe completa na história dos Jogos Olímpicos. Seria a primeira vez”, finaliza.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe