Siga o OTD

Santiago 2023

Bia Ferreira é bicampeã no boxe; Tati e Keno levam a prata

Bia Ferreira vence colombiana e leva sua segunda medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Keno Marley e Tatiana Chagas ficam com a prata

Beatriz Ferreira bicampeã do boxe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Wander Roberto/COB)

As finais do boxe em Santiago começaram com bons resultados para as brasileiras. Bia Ferreira venceu novamente a colombiana Angie Valdes para conquistar o seu segundo ouro seguido em Jogos Pan-Americanos na -60kg. Já no outro duelo entre Brasil e Colômbia, Tatiana Chagas perdeu um duelo acirrado contra a vice-campeã mundial Yeni Arias, ficando com a prata na categoria até 54kg. No masculino, Keno Marley perdeu para o campeão olímpico Julio Cesar La Cruz, de Cuba, para também ficar com a medalha de prata na -92kg masculino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Bia Ferreira teve um reencontro com Angie Paola Valdes, da Colômbia, com quem lutou na final do último Campeonato Mundial. O primeiro round foi parelho, com três juízes dando 10 pontos para Bia e outros dois preferindo a colombiana. Mas no segundo, a brasileira partiu com tudo para cima de Valdes, encaixando golpes excelentes na adversária. O árbitro chegou a abrir contagem para a colombiana durante o assalto. No terceiro round, Bia Ferreira seguiu pressionando a adversária para garantir a vitória em uma decisão unânime dos juízes.
+ Tatiana Weston-Webb garante medalha no surfe
+ Felipe Wu vai ao pódio na pistola de ar 10m em Santiago
+ Flávia Saraiva conquista sua décima medalha em Jogos Pan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Missão dada é missão cumprida: classifiquei para Paris e consegui o bicampeonato. Mas esse é só o começo. Jogos Olímpicos estão logo aí e eu quero buscar a mãe de todas: a medalha dourada”, comemorou a brasileira após a luta.

Tati leva a prata no seu primeiro Pan

Na categoria até 54kg feminina, Tatiana Chagas levou a medalha de prata, após perder uma luta acirrada contra a colombiana Yeni Marcela Arias, atual vice-campeã mundial. O combate começou equilibrado, com as duas atletas se defendendo bem. Após os dois primeiros rounds, a brasileira já tinha garantido a preferência de dois juízes, enquanto a colombiana tinha uma para sua conta. Mas no último assalto, Arias lutou melhor, vencendo o round na opinião dos cinco juízes. Assim, a atleta da Colômbia garantiu a vitória por 3 a 2 e Tati ficou com a medalha de prata.

Tatiana Chagas aplica golpe em adversária
(Foto: Wander Roberto/COB)

Keno Marley é vice-campeão

Encerrando a sessão diurna das finais, Keno Marley subiu no ringue para a decisão da categoria até 92kg masculino. O adversário, no entanto, era ninguém menos que Julio Cesar La Cruz, cubano bicampeão olímpico e tetracampeão mundial. Keno partiu para cima de La Cruz no primeiro round, mas o caribenho foi muito efetivo se esquivando dos golpes do brasileiro e conseguindo contra-atacar. Porém, no segundo round, o baiano conseguiu encaixar sua luta para praticamente empatar o combate. O ritmo intenso da luta continuou no assalto final. Porém, todos os juízes deram a parcial para Julio Cesar La Cruz que venceu o combate por 4 a 1.

Mais duas pratas

O Brasil está em outras sete finais no boxe. Mas duas delas não serão realizadas. Abner Teixeira (+92) e Michael Trindade (-51kg) estão com problemas físicos e foram poupados em uma decisão conjunta da comissão técnica e da equipe médica da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). Michael está com uma lesão no cotovelo, enquanto Abner lesionou o joelho. Como o objetivo principal no Pan era garantir a vaga olímpica, a equipe decidiu preservar a saúde dos atletas, para que eles cheguem na melhor forma possível em Paris no ano que vem.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023