Siga o OTD

Boxe

Keno e Abner vão à semi e garantem medalha em Belgrado

Keno Machado e Abner Teixeira avançam à semifinal e asseguram primeiras medalhas brasileiras no Belgrade Winner

Keno Machado e Abner Teixeira enquanto pousam para foto Belgrade Winner de boxe
Keno e Abner garantiram as primeiras medalhas do Brasil em Belgrado (Foto: Divulgação/CBBoxe)

O boxe brasileiro assegurou suas duas primeiras medalhas no Belgrade Winner, na Sérvia. Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg) venceram suas lutas nesta quinta-feira (30) e avançaram à semifinal de suas respectivas categorias, garantindo um lugar no pódio. Wanderson Oliveira (71kg) e Wanderley Pereira (80kg) também ganharam e chegaram nas quartas de final. Por outro lado, Michael Trindade (51kg) perdeu e foi eliminado.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Vindo de um W.O na primeira rodada, Keno Machado (92kg) atropelou o russo Aleksei Zobnin nesta quinta-feira e venceu por decisão unânime. Garantido na semifinal, o vice-campeão mundial vai enfrentar o grego Vagkan Nanitzanian no sábado (01º) por um lugar na final. Os dois já se encontraram uma vez neste ano, no Torneio de Strandja, coincidentemente também na semifinal. Na ocasião, Keno foi o vencedor por decisão dividida.
+ Sandy Macedo cai na 1ª rodada do quali do Grand Slam de Wuxi de taekwondo
+ Amanda Schott fica em 7º lugar no Pan-Americano de levantamento de peso
+ Marcelo Demoliner sofre, mas vai à semifinal do Challenger de Sanremo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já o medalhista olímpico Abner Teixeira ficou de bye na primeira rodada e fez sua estreia contra o espanhol Ayoub El Assuoi. O adversário foi resistente, mas o brasileiro levou a melhor por decisão dividida. Agora, na semifinal, ele terá pela frente o sérvio Vladan Babic. A luta também ocorrerá no sábado. Vale destacar que Abner foi medalhista de bronze no Torneio de Strandja, em fevereiro.

Quartas de final

Outros dois atletas também fizeram suas estreias e avançaram às quartas de final sem maiores problemas. Wanderson Oliveira (71kg) superou o cipriota Rafail Pafios por decisão unânime, enquanto Wanderley Pereira (80kg) nem precisou entrar no ringue para se classificar, já que venceu o sérvio Deni Filipovic por W.O. Shugar vai enfrentar o sérvio Ismail Mutsolgov, enquanto Wanderley terá o espanhol Pablo Bernal pela frente, nesta sexta (31).

Outros dois brasileiros também entrarão em ação nesta sexta-feira, pelas quartas de finais. Luiz Gabriel Oliveira (57kg) vai enfrentar o russo Ruslan Belousov, enquanto Yuri Reis (63,5kg) vai encarar o italiano Paolo di Lernia. Quem estava nas quartas e perdeu foi Michael Trindade (51kg). Ele sofreu o revés para o sérvio Omer Ametovi por decisão dividida e, assim, ficou sem medalha.

O Belgrade Winner é a segunda competição mais antiga do boxe europeu, atrás somente do Torneio de Strandja. Em sua 60ª edição, a competição reúne 133 atletas de 24 países. O Brasil levou sete pugilistas, nas categorias olímpicas masculinas, e utiliza o torneio como preparação para o Mundial de boxe masculino, que acontecerá em maio, no Uzbequistão.

Lutas desta sexta-feira (31):

Luiz Oliveira x Ruslan Belousov (RUS) – 57kg
Yuri Reis x Paolo di Lernia (ITA) – 63,5kg
Wanderson Oliveira x Pablo Bernal (ESP) – 71kg
Wanderley Pereira x Ismail Mutsolgov (SRB) – 80kg

*Ainda sem cronograma definido, mas com início a partir das 10h (horário de Brasília)

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Boxe