Siga o OTD

Boxe

Éder Jofre, lenda do boxe brasileiro, morre aos 86 anos

Atleta olímpico e tricampeão mundial de boxe, Éder Jofre morre aos 86 anos em Embu das Artes, na Grande São Paulo

Éder Jofre segura seu cinturão da WBC acima da sua cabeça
(Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

O ex-pugilista Éder Jofre faleceu na madrugada deste domingo (2), em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. O tricampeão mundial do peso-pena tinha 86 anos e estava internado deste março deste ano por causa de uma pneumonia. Ele faleceu em razão de complicações da doença.

+ Boxe brasileiro deve muito a Éder Jofre

Éder Jofre nasceu em 26 de março de 1936 em São Paulo. Em sua carreira no boxe, ele teve um cartel de 81 lutas, com 75 vitórias, incluindo 52 por nocaute.

O “Galinho de Ouro” começou no boxe aos 14 anos. Com 16, lutou seu primeiro campeonato. Aos 20 anos, Jofre ainda era amador e disputou os Jogos Olímpicos de Melbourne-1956, onde chegou como favorito. Mas durante os treinos, o brasileiro quebrou o nariz e ele teve que lutar com dificuldades para respirar. Jofre parou nas quartas de final em sua única Olimpíada.

Carreira profissional

Em 1960, Éder Jofre se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de boxe. O título veio com um nocaute sobre o mexicano Eloy Sanchez no sexto round da luta que consagrou Jofre como Campeão Mundial do peso-galo pela Associação Mundial de Boxe (WBA).

Dois anos depois, Jofre derrotou o irlandês Jhon Caldwell, em São Paulo, com um nocaute no décimo round do combate. Com a vitória, unificou os títulos do peso-galo, ganhando também o cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC).

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após uma pausa na carreira, Éder Jofre voltou ao ringue, lutando pelo peso pena. Em 5 de maio de 1973, em Brasília, ele derrotou o espanhol José Legrá para conquistar seu terceiro título mundial. O Galinho de Ouro pendurou as luvas em 1976 e, em 1992, entrou para o Hall da Fama do boxe (único brasileiro a receber a honraria até o momento).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Boxe