Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Ma Long e os seus “discípulos”

Ma Long é considerado por muitos o melhor de todos os tempos. E é inspiração até para os seus companheiros de equipe.

Ma Long Finals Doha Men-2023 (WTT)
Ma Long em ação no WTT Finals Men Doha-2023 (WTT)

Aos 35 anos, Ma Long continua dominando as manchetes do tênis de mesa, ganhando ou não títulos. Foi assim no recém realizado WTT Finals Men Doha-2023, evento que encerrou a temporada passada e no qual ele foi eliminado nas quartas-de-final. Afinal, Ma Long é tricampeão mundial e o único bicampeão olímpico de simples entre os homens. E na 3ª posição do ranking mundial, segue firme na briga por uma vaga em Paris-2024. A edição feminina, isto é, o Nagoya Finals, aconteceu no mês passado.

WTT Finals Men Doha-2023

Em Doha, Ma Long perdeu entre os 8 para o compatriota Lin Gaoyuan, por 3 set a 2. O resultado foi ainda mais surpreendente pelo retrospecto: até então, em 7 confrontos, Ma Long nunca havia perdido para Lin. Aos 28 anos e № 7 do mundo, em temporadas anteriores Lin Gaoyuan chegou a ser questionado pela opinião pública chinesa quanto ao seu lugar na seleção nacional. Pois entre os membros da equipe, era o que mais acumulava derrotas para mesa-tenistas não-chineses.

Derrota dramática no WTT Champions em 2022

Na decisão do WTT Champions European Summer Series-2022, Lin desperdiçou seis match points no 6º set da final contra o japonês Tomokazu Harimoto. No Mundial por equipes em Chengdu-2022, foi reserva. Os titulares foram os 3 primeiros do ranking: Fan Zhendong, Wang Chuqin e Ma Long; e brigando com Lin na reserva, ainda havia Liang Jingkun (atual № 4 do mundo). Fato é que a vida de Lin Gaoyuan não é fácil, pois a nova geração chinesa vem chegando com tudo.

Postura de aprendiz diante de Ma Long

Após conquistar sua primeira vitória em oito partidas contra Ma Long, Lin declarou: “Adotei a postura de aprendiz. Tendo enfrentado Ma Long tantas vezes, cada partida me trouxe novas experiências. É um prazer só o fato de vê-lo do outro lado da mesa. Ver os ajustes que faz durante o jogo, como ele controla os pontos cruciais… a cada vez posso aprender algo novo.”

Sem titubear

E Lin prosseguiu: “Ao enfrentar Ma Long, você não pode se dar ao luxo de relaxar por um ponto sequer. Pois se fizer isso, você acabará perdendo o jogo… Mesmo quando abri uma vantagem no quinto set, não ousei relaxar por nenhum momento… ele sabe virar o jogo a qualquer momento. Eu estava lá com uma mentalidade de aprendiz.”

Wang Chuqin também se espelha em Ma Long

Wang Chuqin foi o grande campeão no WTT Finals Men Doha, despachando na final o líder do ranking mundial Fan Zhendong por 4 a 0. Em grande fase, Wang mostra que segue firme em direção ao topo do ranking mundial. Entre os mesa-tenistas chineses do Top 10, ele é o que tem melhor retrospecto diante de Ma Long: são 8 vitórias e 2 derrotas.

Em entrevista à WTT, Wang Chuqin contou que seu primeiro ídolo no tênis de mesa foi Wang Hao (três vezes vice-campeão olímpico de simples, hoje técnico da seleção chinesa). Mas que depois, passou a se espelhar em Ma Long.

Chave de duplas

Os chineses Xiang Peng/Yuan Licen eram os últimos cabeças-de-chave e acabaram conquistando o título do WTT Finals Men Doha-2023, superando na decisão os compatriotas Lin/Lin (№ 7 do mundo) por 3 sets a 0!

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Me chamou a atenção o fato de nenhum par da Coreia do Sul ter disputado a chave de duplas, eles que são especialistas neste evento. Entre as razões, aponto: a época do ano (após um calendário de 2023 muito puxado); a realização do Mundial por Equipes na Coreia do Sul logo mais, em fevereiro, e o custo-benefício. Afinal, a premiação da chave de duplas é bem inferior à da chave de simples. No WTT Finals, o campeão individual embolsou US$ 40 mil; já a dupla campeã levou US$ 8 mil dólares, ou seja: 20% do valor ofertado ao campeão de simples.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka