Siga o OTD

Beisebol

MLB e CBBS promovem seletivas abertas para jovens

Parceria entre a Liga e a Confederação busca novos talentos para o beisebol brasileiro. Projeto já rendeu a ida de jogadores para a Liga estadunidense

Divulgação/CBBS

A Major League Baseball (MLB) em parceria com a Confederação Brasileira de Softbol e Beisebol (CBBS) farão seletivas abertas de beisebol. A busca é por novos talentos do esporte. Poderão se inscrever jovens jovens com idades entre 12 e 16 anos, nascidos de 2006 até Dezembro 2002.

As seletivas terão quatro sessões de treinos abertos. Estão marcadas para os dias 26, 27, 28 e 29 de novembro, às 14h, no CT Yakult, em Ibiúna (SP) sede da Academia MLB Brasil.

Avaliação com treinadores da MLB e da CBBS

Os treinadores da Academia e da CBBS estarão presentes para avaliar os participantes com base no nível de atuação da Academia nos últimos dois anos. Serão feitos testes de habilidades gerais. Corridas de 55 metros, capacidade de rebater, força do braço no arremesso curto (arremesso tradicional pitcher para catcher) e longo (do outfiled para infield, ou uma base a outra). Habilidades de defesa, posições de catcher (receptor) e pitcher (arremessador) também serão analisadas. Este ano acontecerão testes antropométricos, para avaliar tamanho, forma e composição do corpo, e avaliação fisioterápica.

O projeto, portanto, oferecerá aos aprovados bolsas de estudos integrais, treinos, alimentação e alojamento no CT da confederação.

Estes novos prospectos do beisebol se juntam a outros atletas aprovados para as categorias de base da seleção brasileira. No total são 43 que também moram e treinam em Ibiúna, com bolsas da MLB e CBBS em parceria. A Academia conta com dois técnicos estrangeiros da MLB: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB); e o dominicano Eduardo de Leon, instrutor do programa de desenvolvimento de técnicos da MLB. Além deles, há também o brasileiro Thiago Caldeira, técnico de arremessadores da seleção.

Brasileiros na Liga estadunidense

Só em 2017 e 2018, a Academia Elite MLB Brasil, impulsionou 10 brasileiros a assinarem contratos profissionais com times da Liga. Em 2017 Heitor Tokar (arremessador) e Victor Coutinho (defensor de campo externo) assinaram com o Houston Astros; Vitor Watanabe (arremessador) com o Milwaukee Brewers; Christian Pedrol (arremessador), contratado pelo Seattle Mariners; Eric Pardinho, maior prospecto brasileiro, foi contratado pelo Toronto Blue Jays. Neste ano, Igor Januario e Gunn Omosako fecharam o Seattle Mariners; Igor Kimura firmou com o Tampa Bay Rays; Arthur Sabino foi contratado pelo Texas Rangers; e Gabriel Barbosa assinou com o Colorado Rockies.

Vale lembrar que no ano passado Luiz Gohara, de 21 anos, tornou-se o primeiro a estrear na MLB tendo passado pelo Elite Camp Brasil 2012. Este foi o projeto que deu origem a academia de hoje.

Atualmente 19 atletas brasileiros possuem contratos ativos com franquias da MLB, com destaque para Paulo Orlando (Kansas City Royals), Yan Gomes (Cleveland Indians) Thyago Vieira (Chicago White Sox) e Luiz Gohara (Atlanta Braves). André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro a jogar na Liga, atualmente joga na Liga Mexicana de beisebol considerada como nível Triple A da MLB.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Beisebol