Se no quinto jogo entre Franca e Mogi o último minuto durou 12 minutos, o minuto final entre Brasília e Flamengo durou 18! E teve de tudo na partida decisiva entre as equipes do Distrito Federal e do Rio de Janeiro pelas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) 2026. No fim, o Brasília venceu o Flamengo por 72 a 69 e agora encara o Sesi Franca, atual tetracampeão do NBB.
- Palmeiras goleia e aumenta vantagem na liderança do Brasileirão Sub-20
- Rebeca Andrade volta a competir “aos poucos”, iniciando pela sua maior especialidade
- Veja a programação completa e onde assistir a Copa do Mundo de Skate Street em Roma
- Marina Dias e Eduardo Schaus fazem dobradinha na Copa do Mundo de Innsbruck
- Cabeças de chave, João Lucas Reis e Gustavo Heide avançam no Challenger de Poznan
O Brasília começou muito bem o jogo, mas viu o Flamengo se aproximar. Porém, diante dos torcedores muito barulhentos na Arena Nilson Nelson, a equipe comandada por Dedé Barbosa conseguiu segurar o Flamengo para se classificar à semifinal pela primeira vez em dez anos.
Negrete, do Flamengo, foi o cestinha do jogo, com 22 pontos. Ele ainda fez sete rebotes e três assistências. Pelo lado do Brasília, Paulichi foi o maior pontuador, com 18 pontos, e oito rebotes, e uma assistência.

Brasília e Sesi têm apenas um fim de semana para descansar. Eles se encontram já nesta segunda-feira, dia 18, às 20h pelo primeiro jogo da semifinal. Do outro lado da chave, Pinheiros e Corinthians definem o outro finalista.
Como foi a vitória do Brasília sobre o Flamengo
O Brasília Basquete foi dominante no início do jogo e isso foi fundamental para a vitória. A equipe abriu rapidamente 11 a 3, chegando a abrir dez pontos em menos de seis minutos, chegando ao fim do primeiro período, com 21 a 12. No segundo período, o Brasília foi ainda mais superior e chegou a abrir 19 pontos, 41 a 23, faltando 2min31s. O Flamengo partiu para cima e com duas bolas de três no final, uma de Kayo e outra de Negrete, o Brasília foi para o intervalo com 43 a 34 na liderança. Placar parcial do segundo período de 22 a 22.
O Flamengo foi superior no terceiro período, e chegou a diminuir para 47 a 43 na metade do terceiro período. No final, o Flamengo quase empatou, chegando a três pontos de diferença (53 a 50 e 55 a 52). No fim, o Flamengo foi superior por 19 a 14, indo ao último período, com 53 a 57 de desvantagem.
Na metade do quarto período, o Flamengo empatou em 60 a 60. Finalmente, virou o jogo em 65 a 64, faltando dois minutos, com dois lances livres de Wesley. O Brasília voltou a liderar com um arremesso de Brunão, mas Negrete acertou dois lances livres para colocar novamente o Flamengo na frente, em 67 a 66.
Faltando 46 segundos, Paulichi acertou um lance de dois pontos e colocou o Brasília na frente, para não sair mais da liderança e finalmente vencer com 72 a 69. No quarto período, o Flamengo venceu o Brasília Basquete por 16 a 15.