Siga o OTD

Basquete

Basquete Cearense supera Vasco na prorrogação e sobe para décimo na tabela do NBB

Vasco e Basquete Cearense vencem na abertura da Copa Avianca.

Foi com muito suor, mas o Basquete Cearense fez a alegria de seu torcedor neste sábado (18/02). Com reação na segunda metade da partida, o time nordestino levou a partida para prorrogação e nos cinco minutos extras se mostrou superior ao Vasco da Gama, para sair com a vitória, por 89 a 80, segunda consecutiva da equipe no NBB 16/17, novamente no Ginásio Paulo Sarasate.

Perdendo por dois pontos (74 a 72), com 12 segundos para o fim da partida, o Basquete Cearense teve a posse de bola, que acabou resultado em dois lances livres para Duda Machado. Preciso como ao longo de todo jogo, o ala/armador do Basquete Cearense não fez feio e tratou de empatar o confronto. Ainda com quatro segundos no cronômetro, o Vasco teve o último ataque do tempo regulamentar, mas Hélio não converteu o arremesso e o duelo foi para a prorrogação.

Assim como no segundo tempo, o Basquete Cearense teve na defesa a grande força para bater o Vasco na prorrogação. Com o garrafão fechado, os mandantes forçaram a equipe carioca a decidir através de arremessos longos, e com isso, sofreram apenas seis dos 29 pontos tentados pelos vascaínos ao longo dos cinco minutos finais (20,7% de aproveitamento). No ataque, os comandados de Alberto Bial buscaram a infiltração, o jogo interno, e sofreram muitas faltas. Com 11 conversões em 12 tentativas na linha do lance, o time nordestino fez sua parte e chegou à vitória.

+Quer ajudar a definir quem irá para o Jogo das Estrelas? Entre e vote!

Com a vitória o Basquete Cearense ultrapassou o Paulistano/Corpore e agora ocupa a décima colocação no NBB, com nove resultados positivos e dez negativos. Já o Vasco vem logo na frente do rival nordestino, na nona posição, com 11 triunfos e dez derrotas na temporada.

O grande destaque não poderia ser outro além de Duda Machado. Atuando como um armador de ofício no último quarto, levando a bola e construindo as jogadas do Basquete Cearense, o camisa 10 anotou oito pontos só na parcial final, terminando como cestinha da partida, com 24 pontos, além de pegar cinco rebotes e distribuir cinco assistências.

“Superação é palavra. O (Alberto) Bial nos cobra sobre colocar o coração em quadra e isso tem sido a nossa arma durante todo ano. Nós não estávamos conseguindo encontrar o melhor ritmo, mas isso aconteceu a partir do segundo tempo e pudemos chegar a mais essa vitória”, disse Duda ao fim da partida.

Outra peça fundamental na vitória cearense foi Rashaun. O norte-americano formou dupla com Duda durante boa parte da parcial final, somando tanto na defesa quanto no ataque. O ala/armador, que terminou o jogo com dez pontos, anotou seis deles no quarto decisivo e ainda foi muito bem na marcação, atrapalhando a vida de Nezinho.

Para sair com mais um resultado positivo, o Basquete Cearense teve que contar com grande participação de seu elenco, principalmente dos titulares. O ala Gruber anotou 12 pontos e pegou cinco rebotes; o ala/pivô Felipe foi muito bem com 19 tentos e outras seis sobras; e o pivô Léo Waszkiewicz somou mais 11 pontos, em apenas 22 minutos de atuação.

Sem David Jackson, os vascaínos não queriam de forma alguma outra derrota. Apesar de não alcançarem o objetivo, o time carioca fez o que pôde. Destaque para a atuação de Nezinho, cestinha do time com 20 pontos e dono de sete assistências, Murilo, que terminou a partida com um duplo-duplo de 12 tentos e dez sobras, e Hélio, autor de 15 pontos e responsável por seis roubos de bola.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete