O jogo coletivo prevaleceu na vitória atual campeão sul-americano, que teve cinco atletas pontuando em dígitos duplos: Shamell (17 pontos) e oito assistências, Elinho (15), Larry Taylor (14) e sete rebotes, Tyrone (13) e mais oito sobras, e Filipin (11). O banco de reservas, enfim, contribuiu efetivamente e foi responsável por 34 pontos. Além disso, a equipe distribuiu 22 assistências.

Um dos trunfos do Mogi na noite desta quinta-feira foram as bolas de 3 pontos, uma de suas principais armas. Foram 14 tiros convertidos em 34 tentativas (41,2% de aproveitamento). Shamell foi responsável por quatro deles, enquanto Filipin acertou três, e os armadores Larry e Elinho converteram duas cada. Vithinho, Fabrício e Tyrone acertaram uma cada.

Pode se dizer que Elinho desencantou. Depois de zerar nas últimas três rodadas e apresentar um baixo volume de jogo nas demais, o camisa 5 mogiano mostrou confiança nas finalizações e fez seu melhor jogo ofensivamente no campeonato, com 15 pontos em 18 tentados (2/3 nas bolas de 3 e 3/3 nas de 2) nos 18 minutos em que ficou em quadra.

O terceiro quarto definiu o triunfo mogiano. Depois de caminhar para o vestiário com apenas cinco pontos de frente (40 a 35), o esquadrão do Alto Tietê deslanchou de vez e colocou 20 pontos ao vencer a parcial pelo expressivo placar de 26 a 11. Com boa margem em mãos, o time visitante somente administrou a diferença nos dez minutos finais até soltar o grito da vitória no Juquinha.

O triunfo no Juquinha foi responsável por espantar o “fantasma” macaense que assombrou os mogianos há pouco menos de um mês. No duelo válido pelo primeiro turno, a equipe da Capital do Petróleo foi ao Hugo Ramos, venceu de maneira incrível, na prorrogação (75 a 69), e impôs uma doída derrota à equipe do técnico Guerrinha.

Está difícil segurar o macaense Kendall Anthony nos últimos tempos. Com 20 pontos, o armador norte-americano manteve sua incrível regularidade e fez seu quinto jogo com 20 tentos ou mais nas últimas seis rodadas, com expressiva média de 22,5 pontos nestas partidas. Agora, a média do baixinho de 24 anos é de 18,3 pontos por jogo.

Outro que repetiu um grande desempenho da equipe da Capital do Petróleo foi o ala Schneider, responsável por 14 pontos. Na partida anterior, diante do Campo Mourão, o jogador anotou 22 pontos.

Com o resultado, os mogianos acumularam sua 13ª vitória em 20 partidas neste NBB (65% de aproveitamento) e permaneceram com um pé no G-4, colados no quarto colocado Universo/Vitória. Já o Macaé sofreu sua 17ª derrota em 20 jogos e segue na lanterna da competição.

Depois dos dois jogos no Estado do Rio de Janeiro, o Mogi das Cruzes/Helbor seguirá longe de casa e partirá para o Nordeste, onde enfrentará Solar Cearense, em Fortaleza (CE), no dia 22 de fevereiro, e Universo/Vitória, em Salvador (BA), no dia 25, este com transmissão ao vivo da Band. Por sua vez, o Macaé irá para São Paulo medir forças com Paulistano/Corpore e LSB/Uniso no NBB, nos dias 21 e 23 deste mês, respectivamente.