O basquete brasileiro está em luto, porque faleceu neste domingo, 22 de março, Marquinhos Abdalla, um dos grandes da história da modalidade no país. Carioca, Abdalla nasceu em 1952 e pela Seleção Brasileira participou de três Olimpíadas. Além disso, Marquinhos foi vice-campeão mundial em 1970. Tem a marca de ter sido, sobretudo, o primeiro brasileiro draftado pela NBA, em 1976, pelo Portland Trail Blazers.
- 10 anos de OTD, 10 anos que mudaram a história do esporte brasileiro
- “Melhor decisão da minha vida”, diz Mafê Costa sobre treinar na Austrália
- Edwarda Oliveira garante vitória brasileira em torneio de parabadminton
- NBB 2026/27 define tabela do 1ª turno completa do torneio nacional
- Brasil perde para o México nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nascido no Rio de Janeiro, Marquinhos despontou ainda muito jovem como um pivô de características raras para a época. Com 2,08m, aliava força física, técnica apurada no jogo de costas para a cesta e grande capacidade de leitura tática. Era dominante no rebote, eficiente no ataque posicional e tinha personalidade forte, traço que o transformou em liderança natural nas equipes que defendeu.
Marquinhos surgiu para o basquete pelo Fluminense e teve seu auge em clubes com o Sírio. Lá conquistou títulos paulistas, campeonatos brasileiros, taças sul-americanas e o inesquecível título mundial interclubes de 1979, um dos feitos mais importantes da história do basquete nacional. Contudo, três anos antes chamo a atenção nos Estados Unidos, sendo o primeiro brasileiro draftado por um time da NBA. O Portland Trail Blazzers o escolheu em 1976, em uma época de muitas limitações a estrangeiros, mas não chegou a atuar pela equipe. Coincidentemente, o time tem comando de outro brasileiro, Tiago Splitter. Teve passagens por Flamengo e Bradesco e também jogou no Virtus Bologna e Genova (ITA).
Disputou três edições dos Jogos Olímpicos, em Munique-1972, Moscou-1980 e Los Angeles-1984, além de quatro Mundiais, conquistando uma medalha de prata em 1970, na antiga Iugoslávia, e uma de bronze nas Filipinas, em 1978. Foi campeão da AmeriCup em 1984, sul-americano em diferentes oportunidades e ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1971.