A seleção brasileira feminina de basquete está definida para a disputa da AmeriCup 2025, que será realizada em Santiago, no Chile, entre os dias 28 de junho e 6 de julho. Pokey Chatman e a comissão técnica divulgaram a lista com as 12 jogadoras que vão representar o país na competição continental.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Entre as convocadas estão nomes que atuam no Brasil e no exterior. Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, que jogam na WNBA, se juntam ao grupo já em solo chileno, assim como a técnica Pokey. A viagem da delegação está marcada para o dia 25.
O Brasil estreia no torneio contra a Argentina, no dia 28, às 15h10 (horário de Brasília). Na fase de grupos, o time ainda enfrenta Canadá (30/6), República Dominicana (1/7) e El Salvador (2/7). Todas as partidas da primeira fase acontecem no Parque Estádio Nacional.
Nesta edição, a AmeriCup oferece uma única vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. As equipes que terminarem entre a segunda e a sexta colocação se classificam para o Pré-Mundial, que será disputado em fevereiro do próximo ano.
O torneio reúne dez seleções divididas em dois grupos. O Brasil está na chave A, ao lado de Argentina, Canadá, El Salvador e República Dominicana. O grupo B é formado por Estados Unidos, México, Colômbia, Porto Rico e Chile. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para as quartas de final, com cruzamento entre as chaves. A final está marcada para o dia 6 de julho.
Jogadoras convocadas:
Bella Nascimento (destaque da vitória contra o Canadá, em amistoso), Alana Gonçalo, Carina Martins, Catarina Ferreira, Emanuely Oliveira, Vitória Marcelino, Thayná Silva, Ayla McDowell, Manu Alves, Aline Moura, Damiris Dantas e Kamilla Cardoso.
Comissão técnica:
Pokey Chatman (técnica), Léo Figueiró e Bruno Guidorizzi (assistentes), além de profissionais das áreas médica, fisioterapia, preparação física, nutrição, psicologia, comunicação e logística.