Siga o OTD

Basquete

 

Sampaio Basquete vence e termina líder da fase de classificação



Jogando na casa do rival Sesi, em Araraquara, o Sampaio Basquete venceu e encerrou a fase de classificação da LBF 2025 na liderança



Na imagem, Lays, que foi a principal pontuadora do Sampaio Basquete contra o Sesi, tentando se livrar da marcação.
Lays, que foi a principal pontuadora do Sampaio Basquete contra o Sesi, tentando se livrar da marcação. Foto: Waltinho Milanetto/ LBF

Neste domingo (15), três jogos encerraram a primeira fase da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2025. Desse modo, o Sampaio Basquete bateu o Sesi Basquete, em Araraquara, no duelo das líderes e fechou com a primeira colocação geral. Além disso, o Corinthians superou o Sodiê Mesquita e finalizou com a terceira melhor campanha. Com a quarta colocação, Ourinhos venceu o eliminado Blumenau.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

20 rodadas se passaram para cada um dos onze times que competem na temporada atual da LBF e os oito melhores times seguirão para os playoffs de quartas de final. Todos os times que avançam de fase já estavam definidos, porém restava a definição de colocações. Na partida que colocou frente à frente novamente os dois últimos campeões e que decidiram a Copa LBF, melhor para o Sampaio Basquete.

A “Grande Bolívia” liderou o jogo do começo ao fim, se sobressaindo, principalmente, no jogo de garrafão. Chegou a abrir 19 pontos no começo do terceiro quarto, contudo viu o adversário encurtar para dois faltando um minuto para o final. Cacá Martins e Gabi Guimarães tiveram a tranquilidade para conduzir o Sampaio ao placar de 74 a 70 e conquistar sua 18ª vitória. A armadora Lays da Silva foi a cestinha da partida, com 23 pontos para o Sampaio Basquete.

Desse modo, o time maranhense teve apenas duas derrotas e terminou com três triunfos a mais que Sesi Basquete. O time de Araraquara fechou na segunda colocação.

Demais resultados

Com a mesma campanha de 15 vitórias e cinco derrotas que a equipe do interior paulista, o Corinthians também garantiu uma das primeiras colocações. Ficou atrás devido ao critério de confronto direto. Mas terminou com vitória de 70 a 62 contra o Sodiê Mesquita. O Timão saiu em vantagem, cedeu a virada no segundo quarto e retomou a liderança no mesmo período. Em seguida, voltou do intervalo, disposto a aumentar sua vantagem e não fraquejou mais em seu ginásio. A ala/pivô Mari Dias foi o destaque da equipe paulista com duplo-duplo (12 pontos e 10 rebotes).

Então o Corinthians fechou a fase de classificação em terceiro e o Sodiê, com dez vitórias e dez derrotas, ficou em sétimo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Por fim, Ourinhos Basquete começou atrás contra o Blumenau. Todavia, não queria deixar escapar o quarto lugar e a vantagem no mando de quadra das quartas de final. Se recuperou a partir do segundo quarto. Chegou a abrir 13 pontos, sofreu o empate no último quarto, mas buscou uma arrancada final para vencer por 69 a 57. A armadora Maísa Marçal flertou com o triplo-duplo, com 18 pontos, 10 rebotes e sete assistências.

Ourinhos manteve a quarta colocação com 12 vitórias e oito derrotas, enquanto Blumenau teve duas vitórias e 18 derrotas, para fechar na décima colocação.

Quartas de final

Logo, os confrontos de quartas de final ficaram:

  • Sampaio Basquete (1º) x Cerrado Basquete (8º);
  • Ourinhos Basquete (4º) x Pontz/ São José Basketball (5º);
  • Sesi Basquete (2º) x Sodiê Mesquita (7º); e
  • Corinthians (3º) x Unimed Campinas (6º).

Os times de melhores campanhas terão a vantagem de mando de quadra nas séries de melhor de três jogos. O mesmo vale para a semifinal. Apenas a final é melhor de cinco.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Basquete