Neste domingo (15), três jogos encerraram a primeira fase da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2025. Desse modo, o Sampaio Basquete bateu o Sesi Basquete, em Araraquara, no duelo das líderes e fechou com a primeira colocação geral. Além disso, o Corinthians superou o Sodiê Mesquita e finalizou com a terceira melhor campanha. Com a quarta colocação, Ourinhos venceu o eliminado Blumenau.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
20 rodadas se passaram para cada um dos onze times que competem na temporada atual da LBF e os oito melhores times seguirão para os playoffs de quartas de final. Todos os times que avançam de fase já estavam definidos, porém restava a definição de colocações. Na partida que colocou frente à frente novamente os dois últimos campeões e que decidiram a Copa LBF, melhor para o Sampaio Basquete.
A “Grande Bolívia” liderou o jogo do começo ao fim, se sobressaindo, principalmente, no jogo de garrafão. Chegou a abrir 19 pontos no começo do terceiro quarto, contudo viu o adversário encurtar para dois faltando um minuto para o final. Cacá Martins e Gabi Guimarães tiveram a tranquilidade para conduzir o Sampaio ao placar de 74 a 70 e conquistar sua 18ª vitória. A armadora Lays da Silva foi a cestinha da partida, com 23 pontos para o Sampaio Basquete.
Desse modo, o time maranhense teve apenas duas derrotas e terminou com três triunfos a mais que Sesi Basquete. O time de Araraquara fechou na segunda colocação.
Demais resultados
Com a mesma campanha de 15 vitórias e cinco derrotas que a equipe do interior paulista, o Corinthians também garantiu uma das primeiras colocações. Ficou atrás devido ao critério de confronto direto. Mas terminou com vitória de 70 a 62 contra o Sodiê Mesquita. O Timão saiu em vantagem, cedeu a virada no segundo quarto e retomou a liderança no mesmo período. Em seguida, voltou do intervalo, disposto a aumentar sua vantagem e não fraquejou mais em seu ginásio. A ala/pivô Mari Dias foi o destaque da equipe paulista com duplo-duplo (12 pontos e 10 rebotes).
Então o Corinthians fechou a fase de classificação em terceiro e o Sodiê, com dez vitórias e dez derrotas, ficou em sétimo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Por fim, Ourinhos Basquete começou atrás contra o Blumenau. Todavia, não queria deixar escapar o quarto lugar e a vantagem no mando de quadra das quartas de final. Se recuperou a partir do segundo quarto. Chegou a abrir 13 pontos, sofreu o empate no último quarto, mas buscou uma arrancada final para vencer por 69 a 57. A armadora Maísa Marçal flertou com o triplo-duplo, com 18 pontos, 10 rebotes e sete assistências.
Ourinhos manteve a quarta colocação com 12 vitórias e oito derrotas, enquanto Blumenau teve duas vitórias e 18 derrotas, para fechar na décima colocação.
Quartas de final
Logo, os confrontos de quartas de final ficaram:
- Sampaio Basquete (1º) x Cerrado Basquete (8º);
- Ourinhos Basquete (4º) x Pontz/ São José Basketball (5º);
- Sesi Basquete (2º) x Sodiê Mesquita (7º); e
- Corinthians (3º) x Unimed Campinas (6º).
Os times de melhores campanhas terão a vantagem de mando de quadra nas séries de melhor de três jogos. O mesmo vale para a semifinal. Apenas a final é melhor de cinco.