A seleção brasileira de basquete conheceu nesta quarta-feira (26) os quatro primeiro adversários na AmeriCup feminina. Foram sorteados em Miami, nos Estados Unidos, os grupos da competição marcada para ocorrer entre 28 de junho e 6 de julho em Santiago, no Chile. O Brasil está no Grupo A ao lado da República Dominicana, Argentina, Canadá e El Salvador. No B estão México, Colômbia, Estados Unidos, Chile e Porto Rico.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
The groups are locked in for the FIBA Women’s AmeriCup 2025! 🤩#AmeriCupW pic.twitter.com/spviQScnYa
— FIBA Women's AmeriCup (@americupw) March 26, 2025
Durante a fase de grupos da AmeriCup feminina jogam todos contra todos dentro dos grupos e os quatro melhores avançam para as quartas de final. O pareamento da primeira etapa eliminatória será de acordo com as colocações na fase de grupos. O Brasil é o atual campeão da torneio continental de basquete feminino, levando a taça no México, em 2023, com uma vitória na final por 69 a 58 sobre os Estados Unidos.
Hexacampeão
Foi a sexta taça levantada pela seleção brasileira, a maior vencedora do campeonato com seis títulos. Os Estados Unidos e Cuba têm quatro cada e o Canadá conquistou o torneio três vezes. O Brasil foi campeão em 1997, 2001, 2003, 2009 e 2011 antes de levantar o troféu há dois anos. A seleção tem, ainda, quatro vice campeonatos e três medalhas de bronze, num total de 14 pódios em 17 edições.