Siga o OTD

Basquete

Brasil derrota EUA e é hexacampeão da Americup Feminina

Brasil derrota os Estados Unidos mais uma vez e conquista seu sexto título na Americup Feminina de basquete

Brasil comemora vitória e título sobre os EUA na Americup Feminina
(Foto: FIBA Américas)

Após 12 anos, o Brasil volta a dominar o continente. Neste domingo (9), a seleção feminina de basquete derrotou os Estados Unidos para conquistar o sexto título da equipe da Americup Feminina de basquete. Na disputa do título, o Brasil venceu as norte-americanas por 69 a 58 para terminar a campanha com 100% de aproveitamento.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O primeiro tempo da partida foi marcado por equilíbrio, com as duas equipes se alternando na liderança do placar. Logo no início do segundo quarto, o Brasil teve um desfalque importante, com a experiente pivô Érika sendo excluída do jogo após cometer duas faltas técnicas, com os EUA abrindo sete pontos de vantagem em seguida. Mas o Brasil conseguiu tirar a diferença e assumir a liderança no início do terceiro quarto, com um grande aproveitamento nos arremessos de quadra.
+ Duda e Ana Patrícia são campeãs do Elite 16 de Gstaad
+ Lorraine Martins faz índice para Mundial nos 200m
+ Caçula da delegação brasileira leva bronze no Mundial de atletismo paralímpico
+ Brasileiros avançam na chave de duplas em Wimbledon
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ao longo do segundo tempo, o Brasil foi ampliando a vantagem no placar. Destaque para a atuação da seleção brasileira no garrafão, principalmente com a pivô Kamilla Cardoso, que foi a cestinha do Brasil na partida e ainda teve um duplo-duplo. No último quarto, as duas equipes aparentavam cansaço e passaram a cometer mais erros. Como tinha a vantagem no placar, o Brasil foi gastando o tempo nos seus momentos de posse de bola para assegurar a vitória.

Números do jogo

Kamilla recebe o troféu de MVP
Kamilla foi a MVP do jogo e da competição (Foto: FIBA Américas)

Com 26 de eficiência, Kamilla foi a melhor atleta em quadra na final, com 20 pontos, 11 rebotes e uma assistência. Manu Oliveira, com 13, e Damiris Dantas, com 11 pontos, também chegaram nos dois dígitos. Do lado dos Estados Unidos, Rickea Jackson foi a maior pontuadora da equipe, com 22 pontos anotados.

Kamilla foi eleita a MVP da final e do torneio e entrou na seleção do campeonato, assim como Damiris. Completam o quinteto ideal, Rickea Jackson, dos EUA, Kayla Alexander, do Canadá, e Arella Guirantes, de Porto Rico.

Com a campanha invicta na Americup Feminina, o Brasil se classificou para o Pré-Olímpico Mundial que distribuirá as últimas 10 vagas para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Os Estados Unidos (atuais campeãs mundiais), assim como a anfitriã França, já estão garantindas. Além disso, a seleção brasileira também garantiu a vaga para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, onde defende o título conquistado na última edição em 2019.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Basquete