Siga o OTD

Basquete

Bauru busca equilíbrio defensivo para empatar série no NBB

Após perder o primeiro jogo da semifinal, Bauru busca melhora defensiva e equilíbrio entre os jogadores para vencer o Paulistano e empatar a série no NBB

Mesmo jogando em casa, o Bauru acabou derrotado pelo Paulistano, por 78 a 72, no primeiro jogo da série semifinal do NBB 2017/2018. Neste sábado, 05, as equipes se enfrentam na capital paulista e o técnico Demétrius, do time do interior, sabe o que seus comandados precisam fazer para conseguir empatar da série na busca por uma das vagas na decisão.

“Precisamos defender melhor, deixamos a desejar no primeiro jogo. Contra o Vasco fizemos boas adaptações que deram certo, contra o Franca deu mais certo ainda, o que não aconteceu no primeiro jogo dessa série”, disse o técnico.

Na temporada passada, o Bauru conseguiu virar todas as séries de playoffs que participou, na final saiu com 2 a 0 contra e virou para 3 a 2. Nesta, teve a baixa de seu capitão, Alex Garcia, para a fase mata mata, mesmo assim conseguiu vencer o Vasco na primeira rodada e varreu Franca na segunda. Para o pivô da equipe Rafael Hettsheimeir, para conseguir a vitória é preciso diminuir os erros e uma maior concentração.

“Playoffs é o momento de colocar tudo que você tem, de apresentar todas as cartas na mesa. Apesar de ter perdido o primeiro jogo em casa, podemos vir aqui e vencer também, não está nada perdido. Temos que diminuir os erros, melhorar na parte defensiva e entrar focado porque sabemos do crescimento do Paulistano nas últimas três temporadas e do time que eles tem”, disse o pivô Hettsheimeir.

A lesão do capitão

Alex Garcia é o jogador mais experiente do Bauru, com 38 anos. Com uma carreira respeitada, com títulos no Brasil, passagem pela Europa e pela NBA, no San  Antonio Spurs. Por isso o atleta é o capitão e um dos pilares da equipe. Contudo, uma lesão de ligamento no joelho o tirou do restante da temporada e o time do interior foi obrigado a se reinventar para os playoffs.

Hettsheimeir é o cestinha, com pouco mais de 15 pontos de média, e o jogador com a maior média de rebotes, com 5,94 de média. Com a saída de Alex, o pivô também assumiu o posto de capitão do Bauru e a equipe tem jogado mais em função dele, aproveitando também a força do garrafão que a equipe tem. Para o jogador, o time não depende somente dele e tem dividido a responsabilidade entre os jogadores.

“O nosso time tem alguns pilares, o Alex é um deles. Ele é dos jogadores que joga e faz o time jogar, principalmente agora que ele exerce a função de armador. Mas não só eu como o Duda, Shilton, Osvaldo, Anthony, os mais velhos são pilares, com a garotada mais nova vindo junto, no mesmo ritmo”, comentou Hettsheimeir.

As lesões acompanharam o Bauru durante toda a temporada. Para os playoffs do NBB, além de não poder contar com Alex, o time está desfalcada de Renan. As duas baixas deixam o time com uma menor rotação de atletas e, segundo o técnico Demétrius, faz com que todos saibam que precisam dar o algo a mais, estar perto do limite, para que a vaga na final da competição nacional venha.

“As lesões nos deixam com o elenco limitado. Faz com que todos tenham que estar no limite do que podem apresentar para que seja possível a vaga. Precisamos jogar de um jeito inteligente, cobrindo as falhas e se ajudando”, finalizou o técnico.

Mais em Basquete