Siga o OTD

Basquete

Minas controla Vitória e sai na frente pelos playoffs do NBB

divulgação

Com a força de seu garrafão, Minas vence o jogo 1 dos playoffs do NBB e deixa Vitória pressionado

Na primeira partida entre Minas e Vitória pelas oitavas do NBB, o time mineiro, jogando na Arena Minas Tênis Clube, soube controlar os nervos e venceu o adversário pelo placar de 80 a 65 . Como esperado, o duelo entre o 9º colocado, Minas, e o 8º, Vitória, foi muito equilibrado, com muitas alternâncias no placar e com a decisão vindo só no último quarto. Os cestinhas da partida foram Jefferson, do Minas, e Dawkins, do Vitória, ambos com 15 pontos.

O primeiro período foi dominado pelo Minas. Jogando em casa e sabendo do poder ofensivo do adversário, o time mineiro começou com tudo, sufocou o adversário e tratou de girar a bola no ataque. O Vitória sentiu o começo do jogo e afobou-se em vários momentos. Playoff tem dessas. Arthur, nome de peso do basquete nacional e tricampeão do NBB, mal tocou na bola e pouco pontuou. Do outro lado, Jefferson e Mosso botaram a bola embaixo do braço e trataram de colocar o time mineiro em boa vantagem. Minas venceu o primeiro período por 23 a 15.

Veio o segundo período e o time visitante sabia que teria que reagir logo. O Vitória subiu a defesa, marcou bem colado e tirou o ímpeto do Minas. Mérito do treinador Régis Marrelli, que mexeu mais com emocional do time do que com o posicionamento em quadra. Os reservas do time baiano entraram bem e deram volume. Murilo e Shaw, principalmente com as bolas de três, assombraram Minas. O resultado foi um segundo período totalmente diferente do primeiro. O Vitória dominou o período e fez 27 a 18, assumindo a liderança no placar antes do intervalo: 42 a 41.

Como o aproveitamento nas bolas de três das duas equipes beirou os 50%, os dois times voltaram dos vestiários tentando marcar mais perto da linha de três. O que fez com que as bolas de três diminuíssem, mas aumentou e muito as infiltrações nos garrafões. Melhor para o Minas que tem na dupla Wesley e Teichmann uma força enorme no garrafão. Já pelo lado do Vitória, as infiltrações de Dawkins mantiveram o Vitória colado no placar. Mas uma carta na manga dos mineiros desequilibrou o quarto. O norte-americano Rhoomes veio do banco, marcou quatro pontos, deu uma nova dinâmica e Minas foi para o último período com a vantagem de 61 a 56.

E os últimos 10 minutos de partida começaram com as duas equipes amassando o aro, nada de cestas nos dois minutos iniciais. Muito nervosismo, pouca movimentação e uma tensão enorme no ar. Mas o tempo foi passando e os times superaram essa barreira inicial.

Melhor para o Minas, que soube trabalhar melhor a bola e manter uma defesa equilibrada e constante. O desespero bateu no time baiano que foi abaixando a guarda ao poucos. No final das contas, o time da casa venceu por 80 a 65.

O  jogo 2 entre os times será realizado na próxima quarta-feira (4), às 19h30, no Ginásio de Cajazeiras, Salvado (BA).

Mais em Basquete