Siga o OTD

Basquete

Penúltima rodada do NBB decide os times para os playoffs

Última rodada da fase de classificação do NBB: veja as chances

Os 12 times foram definidos para os playoffs do NBB, Paulistano e Flamengo ainda disputam a liderança na última rodada

O líder da fase de classificação do NBB 2017/2018 será conhecido apenas na última rodada. Paulistano e Flamengo venceram seus respectivos compromissos neste domingo (25/03) e seguem “cabeça a cabeça” na disputa pela primeira posição do maior campeonato de basquete do país.

Com os triunfos neste domingo (25/03) sobre Joinville/AABJ e Solar Cearense, respectivamente, paulistas e cariocas seguem com a mesma campanha (24 vitórias em 27 jogos) e o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti leva a melhor no confronto direto, primeiro critério de desempate.

Desta maneira, o Paulistano segue dependendo apenas de si para confirmar a liderança e, para isso, precisa vencer seu último compromisso, diante do Banrisul/Caxias Basquete. Já o Flamengo terá que torcer por uma derrota dos paulistas, além é claro de vencer o Universo/Vitória na rodada final. Os dois jogos acontecem na próxima terça-feira (27/03), às 19h30.

Paulistano sobra em Santa Catarina e vence a 22ª seguida

O líder Paulistano/Corpore conquistou mais um grande resultado positivo na temporada 2017/2018 do NBB. Na manhã deste domingo, em pleno Centreventos Cau Hansen, a equipe do técnico Gustavo De Conti contou com atuações expressivas de Deryk e Elinho e superou o Joinville/AABJ, pelo largo placar de 86 a 66.

Com o resultado, o Paulistano permaneceu firme na liderança do NBB, com campanha de 24 vitórias e três derrotas, e ampliou sua histórica invencibilidade para 22 partidas na competição. Agora, a equipe do técnico Gustavo De Conti está a dois triunfos de igualar a segunda maior sequência positiva, que pertence ao Flamengo (24) da edição 2008/2009. A maior pertence ao Bauru de 2014/2015 (26).

Ele não foi o campeão do Torneio de 3 Pontos, mas justificou mais uma vez seu posto de líder em bolas de 3 pontos no NBB 2017/2018. Com oito tiros longos certeiros em 14 tentativas (57,1% de aproveitamento), o ala/armador do Paulistano igualou o recorde da temporada, que é do seu companheiro de equipe Jhonatan (8), contra o Solar Cearense, e totalizou expressivos 29 pontos, sendo 15 deles só no último quarto (4/6 nas bolas de 3).

Um dos armadores do NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2018, Elinho Corazza foi outro a registrar uma expressiva marca diante do Joinville. Com 13 assistências, o atleta estabeleceu seu recorde pessoal da carreira no NBB e cravou a terceira maior marca da temporada – as duas maiores são de Gegê (Minas), com 15 neste mesmo domingo contra o Universo/Vitória e 14 contra o próprio Paulistano.

Em grande jogo, Flamengo bate Basquete Cearense de maneira emocionante

Flamengo e Solar Cearense fizeram uma grande partida na manhã deste domingo na Arena Carioca 1. Depois de muito equilíbrio e um confronto de alto nível técnico, o time carioca levou a melhor, por 87 a 85, e se manteve na briga pela liderança da fase de classificação do NBB 2017/2018.

Para vencer neste domingo e seguir na briga pela primeira posição, o time do técnico José Neto venceu uma verdadeira batalha diante os cearenses. Com equilíbrio do início ao fim, a liderança trocou de lado 12 vezes e o placar ainda esteve empatado em outras sete oportunidades.

Com 20 pontos, Marquinhos foi o cestinha do Flamengo, seguido por JP Batista e Anderson Varejão, que marcaram 15 pontos. Nos arremessos de dois pontos, o trio teve aproveitamento de 72,0%, com 18 acertos em 25 tentativas.

Na prorrogação, Minas supera Vitória e segue com chances de G-8

Falta pouco para o início dos playoffs do NBB 2017/2018, mas Minas Tênis Clube e Universo/Vitória trataram de fazer um duelo com clima de mata-mata neste domingo. De maneira dramática, o time mineiro venceu prorrogação, por 80 a 78, e esquentou a briga por posições no meio da tabela de classificação.

Com o resultado, o Minas subiu para a nona a posição e segue com chances de terminar a fase de classificação entre os oito primeiros para ter o mando de quadra nas oitavas de final. Agora, os mineiros têm 13 triunfos em 27 jogos, um a menos do que o time baiano, que segue em sétimo.

Mais uma vez, o pivô Wesley foi o grande destaque do Minas. Com 27 pontos, o garoto de 22 anos foi o cestinha da partida e ainda cravou seu recorde pessoal no NBB. Além disso, o jogador ainda apanhou 11 rebotes – também seu recorde pessoal no fundamento – e garantiu seu primeiro duplo-duplo na temporada.

Bauru bate Botafogo e volta a vencer no NBB

Depois de três derrotas consecutivas, o Sendi/Bauru Basket, enfim, voltou a sorrir no NBB. Na manhã deste domingo, na penúltima rodada da fase de classificação, os atuais campeões levaram a melhor sobre o Botafogo FR, no Ginásio Panela de Pressão, por largos 103 a 78, e encerraram o incômodo jejum de vitórias na competição.

Com o resultado, o Bauru manteve a quinta colocação (16 vitórias e 11 derrotas), e evitou uma possível ultrapassagem do Banrisul/Caxias Basquete. Enquanto isso, o Botafogo (7 vitórias e 20 derrotas), mesmo com mais um revés, garantiu seu passaporte aos playoffs do NBB devido à derrota do 13º colocado Joinville/AABJ.

Há grandes de Bauru e Botafogo se enfrentarem em uma das oitavas de final do NBB. Garantido em 12º, o clube carioca não mudará de posição independente do resultado da rodada final, contra o Sesi Franca. Para permanecer em quinto, o Dragão precisará vencer o Vasco da Gama ou torcer por uma derrota do Caxias para o líder Paulistano/Corpore.

Caxias vence em casa, garante G-8 e rebaixa Campo Mourão

Na melhor campanha de sua história no NBB, o Banrisul/Caxias do Sul Basquete garantiu o mando de quadra nos playoffs. Na manhã desta segunda-feira, o representante gaúcho levou a melhor sobre o Campo Mourão, por 75 a 66, decretou o rebaixamento do rival e confirmou um lugar entre os oito primeiros colocados na fase de classificação.

Com o resultado, o Caxias, que ainda se beneficiou da derrota do Universo/Vitória, subiu para o sexto lugar, com campanha de 15 vitórias em 27 partidas (55,6% de aproveitamento). Diante deste cenário, o time do Rio Grande do Sul garantiu um lugar entre os oito primeiros colocados e terá o mando de quadra na primeira fase dos playoffs.

A alegria caxiense não se estende ao Campo Mourão. Vice-lanterna do NBB CAIXA (14º), o time do interior paranaense entrou em quadra precisando vencer de qualquer maneira para evitar a degola e ir para o “tudo ou nada” na rodada final contra o Joinville (13º). Mas, com a derrota, a equipe perdeu as chances de fugir das duas últimas posições e teve seu descenso para a Liga Ouro 2019 confirmado junto à lanterna LSB/Uniso.

Confira os resultados deste domingo e as últimas partidas da fase de classificação:

– 25/03 (domingo)
Sendi/Bauru Basket 103 x 78 Botafogo
Banrisul/Caxias Basquete 75 x 66 Campo Mourão
Minas Tênis Clube 80 x 78 Universo/Vitória
Flamengo 87 x 85 Solar Cearense
AABJ/Joinville 66 x 86 Paulistano/Corpore

– 27/03 (terça-feira)
19h30 – EC Pinheiros x Liga Sorocabana
19h30 – AABJ/Joinville x Campo Mourão
19h30 – Sesi Franca x Botafogo
19h30 – Sendi/Bauru Basket x Vasco da Gama
19h30 – Minas Tênis Clube x Solar Cearense
19h30 – Flamengo x Universo/Vitória
19h30 – Banrisul/Caxias Basquete x Paulistano/Corpore

– 29/03 (quinta-feira)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x EC Pinheiros

– 30/03 (sexta-feira)
20h – Liga Sorocabana x Mogi das Cruzes/Helbor

Mais em Basquete