Siga o OTD

Basquete

Três brasileiros são indicados ao Hall da Fama Memorial Naismith

Amaury Pasos, Marcos Abdalla e Togo Soares estão elegíveis para entrar no prestigiado Memorial Naismith, hall da fama de basquete

Kanela, Amaury Pasos e Marquinhos Abdalla são elegíveis ao Hall da Fama de basquete do Memorial Naismith
(Foto: Arquivo/CBB)

Amaury Pasos, Marquinhos Abdalla e Togo Renan Soares, o Kanela, foram indicados ao Hall da Fama de basquete do Memorial Naismith, que fica em Springfield, nos Estados Unidos. Os brasileiros apareceram na lista de atletas elegíveis da Classe de 2024, divulgada nesta quinta-feira (21), mas a definição se eles serão eternizados no memorial só acontecerá em abril do ano que vem.

Um dos mais prestigiados espaços de memória do basquete norte-americano e internacional, o Memorial Naismith surgiu em 1959, em homenagem a James Naismith, o inventor do basquete. Amaury, Marquinhos e Kanella buscam adentrar no seleto hall depois de tentativas frustadas em anos anteriores. Até o momento, o Brasil tem três atletas no memorial: Hortência, Ubiratan e Oscar.

Os indicados

Os três indicados pela Classe de 2024 foram muito importantes para a construção do basquete brasileiro. Amaury conquistou dois títulos mundiais com a seleção brasileira (1959 e 1963) e duas medalhas de bronze olímpicas (Roma-1960 e em Tóquio-1964). Hoje com 88 anos, ele já é integrante do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA).

O treinador de Amaury durante todas as conquistas citadas foi Togo Renan Soares, o Kanela. O comandante, que também está no Hall da Fama da FIBA, é o maior vencedor da história das seleções brasileiras. Ele que conquistou dois títulos mundiais, foi pentacampeão sul-americano, obteve dois bronzes olímpicos e, além disso, obteve quatro pódios pan-americanos.

Em uma geração posterior a essa, aparece Marcos Antônio Abdalla Leite, o Marquinhos Abdalla, o primeiro brasileiro a ser draftado na NBA. Apesar da escolha pelo Portland Trail Blazers, ele recusou a oferta para seguir representando a seleção brasileira. Pela equipe verde-amarela, foi vice-campeão mundial em 1970 e campeão pan-americano em Indianápolis-1983. Além disso, disputou três Olimpíadas.

Longo processo

Agora, para serem eternizados no Memorial Naismith, os indicados passarão por uma avaliação do Comitê de Honra. O anúncio dos finalistas será em 16 de fevereiro, durante o All-Star Weekend, o fim de semana das estrelas da NBA, enquanto a divulgação dos vencedores que formarão a Classe de 2024 ocorrerá em abril, durante o Final Four da NCAA, a decisão do basquete universitário norte-americano.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete