Siga o OTD

Basquete

Brasil conhece adversários do Pré-Olímpico de basquete

Brasil enfrentará Camarões, Filipinas, Geórgia, Letônia e Montenegro no Pré-Olímpico de basquete masculino

Brasil no Pré-Olímpico de basquete para Paris-2024
(Foto: Wander Roberto/COB)

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) sorteou nesta segunda-feira (27) os grupos dos Pré-Olímpicos de basquete masculino, que ocorrerão entre 2 e 7 de julho do ano que vem. O Brasil disputará o torneio que acontecerá em Riga, na Letônia, tendo como adversários Camarões, Filipinas, Geórgia e Montenegro, além dos próprios donos da casa. Apenas o campeão garantirá vaga em Paris-2024.

Há quatro torneios pré-olímpicos no basquete masculino. Cada um deles possui uma sede diferente e conta com seis equipes, que são divididas em dois grupos de três. Após se enfrentarem na primeira fase, os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais. Em seguida, há a final, que definirá quem ficará com a vaga olímpica. Cada torneio classificará uma equipe.

O Brasil foi sorteado no grupo B no torneio de Riga, em que jogará contra Camarões e Montenegro. Caso avance para as semifinais, cruzará com o grupo A, que conta com Geórgia, Filipinas e Letônia. Dos adversários, o que o Brasil enfrentou mais recente foi a Letônia, na segunda fase da Copa do Mundo, há três meses, sendo derrotado na ocasião.

Um total de 12 equipes disputarão os Jogos Olímpicos de Paris-2024 no basquete masculino. Quatro serão definidas por meio desses pré-olímpicos, enquanto as demais oito estão com o passaporte carimbado: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França Japão, Sérvia e Sudão do Sul, que se garantiram através da Copa do Mundo, e França, país-sede da competição.

Como chega o Brasil

O Brasil esteve muito perto de se classificar para os Jogos Olímpicos de forma direta através da Copa do Mundo, que acabou em setembro. Na ocasião, a seleção comandada pelo técnico Gustavo de Conti teria que vencer na última rodada da segunda fase ou torcer por um tropeço do Canadá diante da Espanha. Nem uma das duas coisas aconteceu e a equipe verde-amarela acabou sem a vaga.

A seleção brasileira de basquete masculino, aliás, não disputa os Jogos Olímpicos desde a Rio-2016. Na ocasião, garantiu vaga pelo direito de país sede. Para Tóquio-2020, disputou o Pré-Olímpico e perdeu o último jogo para a Alemanha, ficando de fora dos Jogos. No histórico, o Brasil já participou de 14 Olimpíadas na modalidade, tendo obtido três bronzes (Londres-1948, Roma-1960 e Tóquio-1964).

Grupos dos Pré-Olímpicos de basquete masculino:

Torneio 1 (Valência, Espanha)
Grupo A:
Líbano, Angola e Espanha
Grupo B: Finlândia, Polônia e Bahamas

Torneio 2 (Riga, Letônia)
Grupo A:
Geórgia, Filipinas e Letônia
Grupo B: Brasil, Camarões e Montenegro

Torneio 3 (Piraus, Grécia)
Grupo A: Eslovênia, Nova Zelândia e Croácia
Grupo B: Egito, Grécia e República Dominicana

Torneio 4 (San Juan, Porto Rico)
Grupo A:
México, Costa do Marfim e Lituânia
Grupo B: Itália, Porto Rico e Bahrein

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete