Siga o OTD

Basquete

De olho no Pré-Olímpico, seleção feminina fecha camp em Portugal

Contando com 15 jogadoras, equipe comandada por José Neto fez período de treinos visando o Pré-Olímpico de Belém

Seleção brasileira de basquete feminino em camp de treinos em Portugal visando o Pré-Olímpico e a vaga para Paris-2024
(Foto: CBB)

A seleção brasileira de basquete feminino encerrou neste domingo (12) o camp de treinos em Portugal, a primeira etapa de preparação para o Pré-Olímpico Mundial da modalidade, que ocorrerá em fevereiro do próximo ano, em Belém, no Pará. Foram dez dias de trabalhos físicos, táticos, técnicos e de psicologia em Rio Maior, tendo como foco a busca por uma vaga em Paris-2024.

Ao todo, estiveram presente 15 jogadoras, parte delas que conquistaram o título da AmeriCup, em julho, e outra parte que levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, no último mês. O grande destaque da convocação foi a pivô Stephanie Soares, recuperada de uma lesão no joelho que a tirou de toda a temporada. Ela é jogadora do Dallas Wings, tendo sido a quarta escolha do Draft da WNBA 2023.

“Como garantimos essa vaga no Pré Mundial, aproveitamos para nos preparar melhor para o Pré-Olímpico. Nunca pudemos fazer isso, já que disputávamos essas competições. É importante que as jogadoras na Europa e fora do Brasil puderam participar dessa etapa de treinamento e assim chegar mais prontas para o Pré-Olímpico”, disse o técnico José Neto.

De olho em Belém

O Brasil garantiu seu lugar no Pré-Olímpico Mundial após ser campeão da AmeriCup, em julho. Dessa forma, o país se livrou de disputar o Pré-Olímpico das Américas, que aconteceu nesta Data FIBA – Canadá e Porto Rico foram os vencedores. O Pré-Olímpico Mundial acontecerá entre 8 e 11 de fevereiro do ano que vem, reunindo 16 equipes, que lutam por dez vagas em Paris.

Serão quatro torneios pré-olímpicos mundiais, com quatro equipes em cada um. O Brasil jogará em casa, com o ginásio do Mangueirinho, em Belém, sendo sede. A seleção verde-amarela duelará com Alemanha, Austrália e Sérvia. Todos jogam contra todos e os três melhores colocados se classificarão para a Olimpíada. A seleção brasileira de basquete feminino busca voltar ao principal palco esportivo do planeta, uma vez que ficou de fora de Tóquio-2020.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete