Siga o OTD

Basquete

Sesi Franca vence time da G League e vai à final da Copa Intercontinental

Sesi Franca vence Al Ahly e Ignite, da G League, e vai à final da Copa Intercontinental de basquete

Lucas Dias, Wesley e David Jackson, do Sesi Franca, vibram com vitória na Copa Intercontinental de basquete
(Foto: FIBA)

Tem Brasil na final da Copa Intercontinental de basquete masculino! O Sesi Franca venceu o NBA G League Ignite por 98 a 89, na madrugada deste sábado (23), e se garantiu na decisão da competição mundial, disputada em Singapura. A equipe já havia derrotado o Al Ahly por 90 a 70 no dia anterior. A finalíssima ocorrerá neste domingo (24), às 8h (horário de Brasília).

O Sesi Franca é o representante das Américas na Copa Intercontinental de basquete masculino. A equipe se classificou para a competição depois do título da Champions League das Américas, em abril. O torneio conta com seis equipes, que foram divididas em dois grupos de três na primeira fase. Após jogarem entre si, somente o primeiro colocado se classificou para a final.

Ignite, da G League, contra o Sesi Franca na Copa Intercontinental de basquete
(Foto: FIBA)

Colocado no grupo A, o Sesi Franca teve o Al Ahly, do Egito, e o NBA G League Ignite, dos Estados Unidos, como advesários na primeira fase. Na estreia, diante do Al Ahly, a equipe brasileira fez uma partida dominante e venceu por 90 a 70. Lucas Dias e David Jackson marcaram 22 pontos cada, enquanto Márcio e Georginho anotaram nove rebotes e nove assistências, respectivamente.

A vitória contra o Ignite

Assim, o Sesi chegou para o duelo contra o time da G League, a liga de desenvolvimento da NBA, precisando de uma vitória simples para se classificar para a final. O jogo foi acirrado do início ao fim. O Ignite chegou a ter 21 a 13 de vantagem no primeiro período, mas o Sesi Franca se recuperou e foi para o intervalo com 54 a 50 de frente.

A tônica do primeiro tempo se manteve para o segundo, com as equipes trocando pontos, mas desta vez com o Sei Franca na frente. O time brasileiro finalizou o terceiro período com 76 a 73 de frente e fez uma grande corrida no início do último quarto e chegou a abrir 16 pontos de frente. Aí, foi só administrar a vantagem no fim e vencer por 98 a 89.

Geoerginho e David Jackson se cumprimentam
Georginho e David Jackson são destaques da campanha francana (Foto: FIBA)

Georginho e Jhonatan Luz foram os cestinhas da partida, com 19 pontos cada. Lucas Dias marcou 18, enquanto David Jackson fez 17. Jhonatan teve 57,4% de aproveitamento nas bolas de três (4/7) e ficou perto de um duplo-duplo, com nove rebotes. Pelo lado do Ignite, John Kenkins e London Johnson marcaram 15 pontos cada.

Adversário da final

O Sesi Franca disputará a final da Copa Intercontinental de basquete neste domingo (24), às 8h (horário de Brasília). O Star+ transmite ao vivo. O adversário, no entanto, ainda é desconhecido. Telekom Bonn, da Alemanha, e o Zhejiang Golden Bulls, da China, duelam ainda neste sábado, também às 8h, e, quem vencer, estará na decisão.

Esta é a terceira vez que o Franca jogará a final da competição, repetindo o que aconteceu em 1975 e em 1980. Em ambas as ocasiões ficou com o vice-campeonato. A equipe busca, portanto, um título mundial inédito. O Brasil já tem três conquistas em sua história: Flamengo em 2014 e em 2022 e Sírio em 1979. No ano passado, o São Paulo perdeu a decisão para o Lenovo Tenerife.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete