Siga o OTD

Basquete

Copa do Mundo de basquete: Tudo o que você precisa saber

Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de basquete, que começa nesta sexta-feira, com a presença de 32 equipes

marcelinho huertas brasil x república dominicana americup de basquete copa do mundo de basquete
(Foto: Maurício Almeida/Brand/CBB)

Um dos principais eventos esportivos do ano vai começar. A 19ª edição da Copa do Mundo de basquete masculino terá início nesta sexta-feira (25) e irá até o 10 de setembro, reunindo 32 equipes nas sedes Filipinas, Indonésia e Japão. O Brasil está presente na competição e chega embalado na briga por uma vaga olímpica para Paris 2024. O Olimpíada Todo Dia reúne nesse post todas as informações que você precisa para acompanhar os jogos do Mundial.

A Copa do Mundo de basquete acontecerá pela primeira vez em sedes compartilhadas. O evento terá 32 equipes, que estão divididas em oito grupos de quatro na primeira fase. Após jogarem entre si, as duas melhores de cada chave avançam à segunda fase, que também é disputada em formato de grupos. Os dois primeiros colocados dos grupos deste novo estágio avançam às quartas de final. A partir de então, acontece um mata-mata simples até a final.

+ Tabela da Copa do Mundo de Basquete Masculino

As partidas da Copa do Mundo de basquete masculino terão transmissão ao vivo dos canais ESPN e do Star+. As primeiras partidas do dia começarão sempre às 05h e a últimas terão início às 10h30, no horário de Brasília. Por isso, os fãs do esporte terão que acordar cedo para acompanhar a competição.

Bicampeão mundial, o Brasil joga a está no grupo G, cujos jogos acontecerão em Jacarta, na Indonésia. o lado de Costa do Marfim, Espanha e Irã. O primeiro compromisso da seleção brasileira será contra o Irã, no sábado (26), às 06h45. Em seguida, a equipe encara a Espanha, no dia 28, às 10h30. Por fim, no término da fase inicial, o Brasil jogará contra a Costa do Marfim, no dia 30, novamente às 06h45. Em caso de ida à segunda fase, cruzará com o grupo H, que tem Canadá, Letônia, Líbano e França.

O Brasil

Na imagem, o técnico do Brasil, Gustavo de Conti, conversando com jogador durante os treinos.
O técnico do Brasil, Gustavo de Conti, conversando com jogador durante os treinos. Foto: Divulgação/ CBB

Multicampeão pelo Flamengo, o treinador Gustavo de Conti comanda a seleção brasileira de basquete masculino neste Mundial. A equipe conta com uma mescla entre jogadores experientes, como Marcelinho Huertas, e atletas da nova geração, como Gui Santos. O grande destaque na convocação é o retorno de Raulzinho, que esteve por oito anos na NBA e agora defenderá o Fenerbahce.

Dessa forma, a lista de 12 atletas do Brasil para a Copa do Mundo de basquete masculino conta com: os armadores Marcelinho Huertas (Tenerife/ESP), Yago Mateus (Estrela Vermelha/SRB) e Raul Neto (Fenerbahce/TUR); os alas/armadores Georginho (Sesi Franca/BRA) e Vitor Benite (Gran Canaria/ESP); os alas Gui Santos (Golden State Warriors/USA) e Léo Meindl (Tokyo/JPN); os alas/pivôs Lucas Dias (Sesi Franca/BRA), Bruno Caboclo (Venezia/ITA) e Tim Soares (Nagoya/JPN); e os pivôs Felipe dos Anjos (Andorra/ESP) e Cristiano Felício (Granada/ESP).

O Brasil esteve presente em todas as 19 edições de Copa do Mundo já realizadas e, inclusive, já sediou o evento em duas oportunidades, em 1954 e em 1963. O país faturou dois títulos mundiais, em 1959 e em 1963, além de ter sido vice-campeão em 1954 e em 1970. Além disso, a seleção verde-amarela foi bronze em 1967 e em 1978. Apesar do bom retrospecto, o Brasil não chega em uma semifinal desde 1986. Na última edição, caiu na segunda fase e terminou em 13º lugar.

Briga pela vaga olímpica

A Copa do Mundo deste ano será ainda mais importante pois distribuirá vagas olímpicas para Paris 2024. Dessa forma, sete países conseguirão classificação para a Olimpíada pela competição: duas para as Américas, duas para a Europa, uma para a África, uma para a Ásia e uma para a Oceania. Assim, as melhores seleções desses continentes vão carimbar seus passaportes.

Brasil vence EUA na última rodada e vai para o Mundial de basquete
EUA será um dos rivais do Brasil na briga pela vaga olímpica (Foto: Divulgação/FIBA)

Ausente de Tóquio-2020, o basquete brasileiro quer voltar ao principal palco esportivo do planeta. Para isso, terá a concorrência de seis nações americanas: Canadá, Estados Unidos, México, Porto Rico, República Dominicana e, por fim, a Venezuela. O Brasil, aliás, pode ter um confronto direto contra o Canadá já na segunda fase da competição.

Ficha técnica:

Competição: Copa do Mundo de basquete masculino
Datas: 25/08 a 10/09
Locais: Filipinas, Indonésia e Japão
Onde assistir ao vivo: ESPN e Star+

Jogos do Brasil:

Irã x Brasil – sábado, 26 de agosto – 06h45
Brasil x Espanha – segunda-feira, 28 de agosto – 10h30
Costa do Marfim x Brasil – quarta-feira, 30 de agosto – 06h45

Convocação do Brasil para a Copa do Mundo de basquete:

Armadores: Marcelinho Huertas (Tenerife/ESP), Yago Mateus (Estrela Vermelha/SRB) e Raul Neto (Fenerbahce/TUR);
Alas/armadores: Georginho (Sesi Franca/BRA) e Vitor Benite (Gran Canaria/ESP);
Alas: Gui Santos (Golden State Warriors/USA) e Léo Meindl (Tokyo/JPN);
Alas/pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca/BRA), Bruno Caboclo (Venezia/ITA) e Tim Soares (Nagoya/JPN);
Pivôs: Felipe dos Anjos (Andorra/ESP) e Cristiano Felício (Granada/ESP).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete