Siga o OTD

Basquete

Brasil perde para China e termina Mundial Sub-19 com o 14º lugar

Com o placar de 76 a 62 desfavorável, o Brasil encerrou sua campanha no Mundial na Espanha com apenas uma vitória e a 14ª colocação

Na imagem, Manuella Alves, jogadora do Brasil, sofrendo com a marcação chinesa.
Manuella Alves, jogadora do Brasil, sofrendo com a marcação chinesa. Foto: FIBA

O Brasil encerrou sua participação no Mundial Sub-19 de Basquete Feminino, na Espanha, com mais uma derrota. Assim, neste domingo (23), a partida foi contra a China, na disputa pelo 13º lugar. O placar terminou em 76 a 62 para a equipe asiática e as brasileiras fecharam a campanha em 14º.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A princípio, o Brasil mostrou-se com maior ímpeto, fruto da vitória no dia anterior contra Taipei. Dessa forma, a equipe da técnica Adrianinha abriu vantagem no início. Terminou o primeiro quarto liderando por 20 a 12. No entanto, já na segunda parcial o primeiro ponto de virada de liderança para o lado chinês. Mesmo assim, as equipes foram para o intervalo com empate em 34 a 34.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A alternância de quem liderava o placar permaneceu durante todo o terceiro quarto. A China terminou com dois pontos de frente, com a parcial de 19 a 17. O Brasil resistiu até metade do último quarto, mas deixou as adversárias desgarrarem nos momentos decisivos. 23 a 11 foi o placar e a maior vantagem do jogo, com 14 pontos de distância. Por outro lado, as brasileiras chegaram a abrir 13 no primeiro quarto.

Apesar do resultado final, outras estatísticas mostram o equilíbrio do confronto. A China teve mais rebotes defensivos, 31 a 21. Em compensação, o Brasil teve mais rebotes no ataque, 20 a 7. Igualdade em roubos de bola, 13 para cada lado. Chama a atenção para o baixo aproveitamento dos disparos de três do lado brasileiro, apenas 22% contra 42% do lado oposto.

Por fim, a cestinha da partida foi Duoling Hu, com 28 pontos. Do lado verde e amarelo, Ana Paula de Oliveira não saiu em nenhum instante e anotou 15 pontos.

Decisões emocionantes

As decisões das primeiras colocações do Mundial tiveram ares de drama. Primeiramente, na disputa do bronze, o Canadá venceu a França na prorrogação, com 80 a 73. Depois, os Estados Unidos sofreram até o último lance para saírem campeões. Venceram as donas da casa por 69 a 66 e calaram a torcida que lotou o ginásio Palacio de Deportes de la Comunidad, em Madrid.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Basquete