Siga o OTD

Basquete

Seleção de basquete masculino quer mostrar sua força em Chengdu

Com 11 jogadores do NBB, equipe de basquete masculino promete ser competitiva nos Jogos Mundiais Universitários

seleção brasileira sub-26 de basquete masculino treina em Chengdu-2021 para os Jogos Mundiais Universitários
Brasil no primeiro treino na Vila dos Atletas (Foto: Wesley Felix)

O basquete masculino é um dos principais destaques do Time U Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu-2021, que acontecerão entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. A equipe é formada por uma seleção sub-26, sendo que 11 dos 12 jogadores atuam no NBB. O treinador Fernando Pereira destaca que o time tem evoluído nos treinos e a promessa é que chegue forte na competição.

“Nós pensamos muito em competir e fazer o nosso melhor. Quem torce pelo basquete brasileiro com certeza pode esperar por isso. A seleção veio para competir e para fazer o seu melhor”, disse o técnico, que também é membro das seleções brasileiras de base.

Forte grupo

A equipe brasileira tem 11 jogadores do NBB, além de Caio Pacheco, que esteve na J-League na última temporada. O Pinheiros domina a lista de convocados, com cinco jogadores na equipe: Adyel Borges, Dikembe, Felipe Ruivo, Jogas Buffat e Rafael Munford. Em seguida, aparecem o Paulistano, com a presença de Gui Abreu e Victão, e o Corinthians, com Daniel Onwenu e Mãozinha. Por fim, Lucas Siewert (São Paulo) e Paulo Zú (Sesi Franca), finalistas na última temporada, completam o grupo.

A escolha por uma seleção sub-26 para disputar os Jogos Mundiais Universitários se deu a partir de uma parceria entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A competição, que antes estava programada para acontecer em 2021, foi adiada em dois anos por conta da pandemia de Covid-19. Assim, Chengdu-2021 passou a permitir a participação de atletas de até 27 anos.

A convocação da equipe masculina ocorreu em um processo conjunto entre Fernando Pereira e Gustavo de Conti, que é o treinador da seleção brasileira adulta, e Diego Jeleilate, diretor das seleções masculinas. A base do time é a mesma da seleção brasileira sub-23 que ficou com o título do Global Jam no ano passado. Daquele time, Buffat, Caio Pacheco, Dikembe, Gui Abreu e Mãozinha são remanescentes.

Jogadores da seleção brasileira comemoram título da Globl Jam de basquete masculino sub-23
Cinco dos 12 jogadores do Brasil estiveram na Global Jam do ano passado (Foto: Jojo Yanjiao Qian/Peace)

“Nós formamos uma lista maior, com vários atletas que vimos serem prospectos e que podem no futuro participar de seleções brasileiras, tanto para para o próximo ciclo olímpico de 2028 ou, de repente, se esse jogador for muito bem, acelerar o processo para Paris. Os nomes foram muito bem no campeonato nacional, o NBB, e teve um atleta que estava jogando na J-League, nos Estados Unidos”, falou Fernando.

Evolução nos treinos

O grupo está reunido desde a última semana. Ainda em São Paulo, a seleção realizou dois treinos e um jogo amistoso contra o basquete masculino do Corinthians. O placar foi de 80 a 79 para o time paulista. A equipe chegou na China na última sexta-feira (21) e entrou na Vila dos Atletas de Chengdu-2021 neste sábado (22). O time também realizou um treinamento no local e assim seguirá nos próximos dias, até a estreia, que ocorrerá no dia 29, contra a China.

“Não conseguimos ter muito tempo de preparação, mas realizamos dois treinamentos no Brasil e um jogo amistoso contra o Corinthians. O que deu para ver é que é um grupo que realmente tem muita qualidade, e que está querendo cada vez mais crescer. Devido à qualidade e à facilidade que eles têm de aprender as informações, tivemos uma evolução bem grande nesses três dias e no primeiro treino em Chengdu”, destacou o treinador.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete