Siga o OTD

Basquete

Bauru se impõe, vence Minas e mantém busca pelo G4 do NBB

Superior durante grande parte do jogo, Bauru vence Minas, fora de casa por 81 a 66, e se mantém na briga pelas primeiras posições do NBB

O Bauru Basket voltou ao NBB com o pé direito. Depois da participação e classificação na primeira fase da Liga das Américas, o time do interior paulista voltou a atuar pela competição nacional nesta quinta-feira (15/02) e fez bonito mesmo fora de casa, diante do Minas Tênis Clube, com vitória, por 81 a 66.

Com o resultado, o Bauru manteve sua perseguição ao G-4 e acumulou sua 13ª vitória em 20 partidas (65% de aproveitamento), enquanto o quarto colocado Mogi das Cruzes/Helbor, que tem dois jogos a menos, tem 14 triunfos (77,8% de aproveitamento). Do outro lado, o Minas segue estacionado na nona colocação, agora com nove êxitos em 20 oportunidades (45% de aproveitamento).

Assim como nas três partidas da Liga das Américas, o Bauru entrou em quadra desfalcado do capitão Alex Garcia, diagnosticado com uma colite, que consiste em uma inflamação no intestino grosso (cólon). A previsão de volta ainda não foi divulgada. Além dele, o armador Gui Santos, que se recupera de uma cirurgia no LCA (ligamento cruzado anterior) ficará de fora do restante da temporada. 

O início da partida foi dominado por um só jogador: Renan Lenz. Com incríveis 15 pontos só no primeiro quarto (6/7 nos arremessos de quadra), o ala/pivô do Dragão foi arrasador na primeira parte do duelo e ajudou o time bauruense a construir uma vantagem de 14 pontos nos dez minutos iniciais (29 a 15).

Com o grande quarto inicial, Renan Lenz foi o grande destaque da vitória bauruense. Com aproveitamento de 75,0% nos arremessos de quadra (9/12), o ala/pivô registrou seu novo recorde de pontos no NBB, com 22 anotados. O camisa 12 do Dragão ainda pegou oito rebotes e deixou a quadra como o líder absoluto em eficiência, com 29.

Além de Renan, outro atleta bauruense deixou a quadra com seu novo recorde de pontos no NBB. Foi o lituano Osvaldas Matulionis, que faz sua primeira temporada no basquetebol brasileiro, que anotou 16 pontos nesta noite, além de pegar sete rebotes.

Além dos recordistas, outros nomes também foram destaques no triunfo bauruense. Com Rafael Hettsheimeir, que em apenas 15 minutos anotou 11 pontos; Kendall Anthony, dono de 10 tentos e quatro assistências; e Shilton, responsável por cinco pontos, quatro rebotes e quatro assistências.

Se do lado bauruense os recordes foram estabelecidos na pontuação, do lado mineiro o reboteiro da noite foi o recordista. Com 16 sobras alcançadas no jogo, Teichmann igualou sua melhor marca pessoal no NBB (contra o Solar Cearense em 2015) e estabeleceu o novo recorde desta edição da competição, que até então pertencia a JP Batista, com 15.

 Apesar da derrota, o Minas contou com boas atuações individuais. Como Wesley, cestinha do time com 17 pontos; Jefferson Campos, dono de 11 pontos e seis assistências; e Roquemore, que fez 10 pontos e distribuiu cinco assistências.

O Bauru segurou uma vantagem “confortável” no placar até o segundo período. Já na volta do intervalo, o Minas aprontou uma reação para cima dos atuais campeões e chegaram a empatar a partida por três vezes, mas não conseguiram a virada. Ainda no terceiro período, o lituano Osvaldas Matulionis converteu três bolas de 3 e ajudou a equipe bauruense a segurar a liderança no marcador e abrir dez pontos ao final da parcial (47 a 37). A cartada final veio no último quarto, em que os bauruenses não só administraram a margem como ainda ampliaram-na para 18 pontos, e terminaram com 15 de vantagem.

O próximo adversário do Bauru será ninguém menos que o rival Flamengo, vice-líder do NBB. O duelo será neste sábado (17/02), na Arena Carioca 1, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band. Já o Minas medirá forças com o Sesi Franca Basquete no domingo (18/02), novamente na Arena Minas, às 11 horas.

Mais em Basquete