Siga o OTD

Basquete

NBB: Flamengo chega à oitava vitória e Paulistano vence clássico em São Paulo

Dois jogos movimentaram a rodada desta quarta-feira pelo NBB. O Flamengo chegou à oitava vitória na competição ao derrotar o Banrisul/Caxias do Sul por 104 a 80. Já o Paulistano superou o Pinheiros no clássico da cidade de São Paulo por 92 a 77. O terceiro confronto da noite acabou sendo cancelado. Uma forte chuva provocou goteiras na quadra, não sendo possível a realização da partida entre Macaé e Vasco no Ginásio Juquinha, no interior carioca. Uma nova data para o confronto será marcada pela organização da competição nacional.

Mesmo jogando fora de casa, o Flamengo não deu nenhuma chance ao Banrisul/Caxias do Sul. Líder e único invicto até o momento, o atual tetracampeão contou com protagonismo total de seus titulares para derrotar o adversário em plena serra gaúcha e continua isolado na liderança do NBB.

Os cinco titulares do Flamengo anotaram nada menos que 91 dos 104 pontos da equipe na partida (87,5% dos pontos). As pontuações foram: Marquinhos (26), Ronald Ramon (20), Marcelinho Machado (16), que ainda deu seis assistências, Olivinha (15) e ainda dez rebotes, o que lhe rendeu seu quinto duplo-duplo na competição, e JP Batista (14).

Com os 26 pontos anotados na noite desta quarta-feira, Marquinhos se firmou como cestinha da atual temporada do NBB CAIXA, com média de 23,0 pontos por jogo. Esta foi a sexta partida que o jogador anotou 20 ou mais pontos no campeonato. A única com número abaixo disso foi contra o Paulistano, em que o camisa 11 fez 19.

Grande nome do Caxias na temporada, o ala/pivô Arthur Bernardi foi o maior anotador da equipe gaúcha no confronto, com 21 pontos. Além dele, outros dois atletas, ambos campeões do NBB CAIXA 08/09 pelo Flamengo, também se destacaram: Guto, com 12 pontos, e Fred, autor de dez.

Georginho, do Paulistano, foi o destaque da vitória no clássico contra o Pinheiros

No outro jogo da rodada, o Paulistano superou o Pinheiros em pleno ginásio adversário por 92 a 77, alcançando uma invencibilidade de sete jogos contra o rival. A última derrota no clássico foi no NBB 2012/2013.

Revelado e projetado no Pinheiros, Georginho ignorou a pressão de voltar à sua antiga casa pela primeira vez no NBB CAIXA e foi “o cara” do dérbi. O armador, que atuou no rival por três temporadas, sentiu um cheirinho de triplo-duplo ao registrar sonoros 20 pontos, sete rebotes, sete roubos de bola e quatro assistências, o que lhe rendeu 26 de eficiência.

O clube alvirrubro ainda contou com atuações fundamentais de dois atletas vindos do banco de reservas: Arthur Pecos, autor de 20 pontos e três assistências, e o ala/pivô argentino Daniel Hure, responsável por 16 pontos, cinco rebotes, dois roubos de bola e 21 de eficiência.

Com o êxito no clássico, o Paulistano deu um passo à frente na classificação e subiu para o sétimo lugar, com campanha de cinco vitórias em nove partidas (55,6% de aproveitamento). Por sua vez, o Pinheiros desceu um degrau na tabela e saiu do G-4, com campanha de seis triunfos em dez partidas (60% de aproveitamento).

Não foi dia do Pinheiros. Mesmo tentando arduamente, a equipe do técnico César Guidetti não atravessou uma boa noite e foi incapaz de segurar o rival. Os destaques pinheirenses ficaram por conta do ala/pivô Renan Lenz, com 15 pontos, cinco rebotes e dois tocos, e do norte-americano Desmond Holloway, ex-Paulistano, que fez 14 pontos.

Com quatro bolas de 3 pontos em cinco tentadas (80% de aproveitamento), o ala Jhonatan, titular nesta noite, foi um dos grandes nomes do triunfo do Paulistano. Ao todo, o time do técnico Gustavo De Conti acertou dez bolas de 3 pontos em 19 tentadas (52,6% de aproveitamento). Enquanto isso, o Pinheiros converteu apenas cinco em 16 chutadas (31,3% de aproveitamento).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete