Siga o OTD

Basquete

Corinthians abre nesta quinta a sétima edição da Liga de basquete feminino

Falta muito pouco para a bola laranja subir para a sétima edição da história da LBF, Liga de Basquete Feminino. Após o evento de lançamento da temporada 2016/2017, realizado na CAIXA Cultural, em São Paulo (SP), os técnicos e as atletas vivem a expectativa de entrar em quadra o mais rápido possível. A competição começa nesta quinta-feira com o duelo entre Corinthians e Presidente Venceslau no Centro Cívico, em Americana. Na sexta, Blumenau e Uninassau se enfrentam em Santa Catarina.

+ VEJA TABELA COMPLETA

Pelo segundo ano consecutivo com seis equipes na disputa do título do campeonato nacional de basquete feminino, os profissionais que disputam a LBF esperam um campeonato tão equilibrado quanto o da temporada passada, que seguiu com indefinições de posição em playoff até a última semana, que teve duas séries indo para o Jogo 3 na semifinal e Final de tirar o fôlego.

Atual campeão da LBF, o Sampaio Corrêa Basquete viverá situação diferente da temporada passada. Se a equipe de São Luís na edição passada da LBF contou com elenco enxuto de jogadoras, para essa temporada atletas protagonistas como Iziane, Nádia e Ramona, além de outras, não vestem mais a camisa tricolor e o Sampaio Corrêa defenderá seu título com elenco reduzido.

Continuando nas equipes da Região Nordeste do Brasil, o Uninassau Basquete também perdeu peças importantes de seu elenco, como as experientes Adrianinha e Érika de Souza, mas a equipe do técnico Roberto Dornelas mais uma vez foi bem atuante no mercado e se reforçou com a armadora cubana Casanova, destaque no Maranhão na temporada passada, e Tássia, destaque do Santo André, e promete brigar por título nesta temporada.

Vice-campeão da temporada passada da Liga de Basquete Feminino, o Corinthians/Pague Menos/Americana não só manteve a base de seu elenco como se reforçou com atletas experientes e jovens, além de reforçar sua comissão técnica com Carlos Lima, ex-técnico do Maranhão agora assistente técnico. A equipe comandada pelo técnico Vendramini promete ir com toda força em busca do título nacional.

“Eu vejo duas equipes com um passo a frente do resto da LBF CAIXA neste começo de temporada: o Corinthians e o Uninassau, pelo simples fato de serem equipes praticamente iguais as que disputaram o campeonato passado. Esses dois times possuem um grupo entrosado, um elenco reforçado e que nesse começo estão melhores”, comentou Vendramini, técnico do Corinthians.

Vindo do título do campeonato paulista de basquete feminino, o Santo André/APABA, dono do troféu de campeão da primeira edição da história da LBF, ficou de fora dos playoffs da última temporada, mas a equipe da Região ABC busca resultado totalmente diferente para poder voltar a brigar entre os grandes do maior campeonato de basquete feminino do Brasil.

“Esse ano o nosso time está muito mais entrosado que na temporada passada. Estamos vindo de um título de campeonato paulista que aumentou muito a nossa moral. Acho que isso é crucial para começarmos a LBF com toda a nossa força para já no início conquistar resultados que nos ajudarão lá na frente”, comentou a ala Jaqueline, do Santo André.

Grande novidade da sétima edição da LBF, Blumenau quer fazer bonito em sua volta ao campeonato nacional. Em sua primeira participação, em 2011/2012, parou na fase quartas de final dos playoffs, agora o time do técnico Camargo foi montado com diversas atletas que já possuem experiência tanto na LBF quanto na Seleção Brasileira e que podem dar ao Blumenau a estabilidade necessária nesta temporada.

“Blumenau é uma questão interessante. Eles tiveram que montar um elenco praticamente novo para a disputa da LBF, conseguiram um grupo de experientes e excelentes atletas que tem tudo para darem certo, mas precisamos ver quanto tempo vai demorar para eles atingirem o entrosamento adequado”, analisou Vendramini.

Para finalizar, Presidente Venceslau terminou a temporada passa na lanterna da competição depois de ter se classificado para os playoffs na edição 2014/2015 da LBF. O time treinado por Flávio Prado sofreu grandes baixas importantes nas últimas semanas mas conseguiu se reforçar a tempo de sua estreia no campeonato.

“Fizemos a final do paulista contra Venceslau, sabemos da força que o time tem jogando em casa. Eu creio que os resultados negativos da temporada passada serão usados a favor neste e eles vão dificultar bastante jogos”, disse Jaqueline.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete