Siga o OTD

Basquete

Brasília derrota Mogi das Cruzes em casa e chega à quinta vitória seguida no NBB

O UniCEUB/BRBCARD/Brasília está voando neste início de NBB  2016/2017. Na noite desta terça-feira (13/12), atuando em casa, no Ginásio da Asceb, a equipe da capital federal conquistou uma grande vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, pelo placar de 86 a 75, e chegou ao quinto jogo seguido sem perder.

Põe na conta: Com a quinta vitória seguida na conta, Brasília segue na vice-liderança da competição nacional, agora com um total de sete triunfos em oito partidas (87,5% de aproveitamento). Já o Mogi conheceu sua segunda derrota em seis jogos disputados (66,7%) e agora divide a quarta posição com o EC Pinheiros.

Fala aí: “Foi uma vitória importantíssima para nossa sequência. Se trata de um adversário direto na briga por posições na parte de cima da tabela de classificação e foi um triunfo de grande valor para nós. Claro que não define nada, mas essa vitória pode nos ajudar muito lá na frente” disse Giovannoni.

“Protegemos nossa invencibilidade em casa e isso também muito importante. Temos que mostrar que somos fortes jogando em casa e uma vitória como essa faz nossa moral crescer ainda mais”, completou o capitão do Brasília, ao lembrar que a equipe conquistou a quarta vitória em quatros jogos atuando no Ginásio da Asceb.

Teve que segurar: No comando do placar desde o início, Brasília precisou segurar uma reação do Mogi para vencer. No início do último quarto, a equipe mogiana chegou a empatar o placar, mas os donos da casa deram rápida resposta, abriram larga vantagem logo em seguida e garantiram a vitória sem sustos no fim.

Tá jogando muito: Atuando pela primeira vez contra sua ex-equipe, Lucas Mariano teve mais uma grande atuação neste início de campeonato. O pivô marcou 20 pontos, sendo 13 deles no segundo tempo, e foi o cestinha do Brasília. Este foi o quinto jogo seguido em que o jogador anota 20 ou mais pontos.

Que dupla: Deryk e Fúlvio também foram personagens importantes da vitória candanga. O primeiro marcou 18 pontos e ainda registrou cinco assistências e quatro rebotes. Já o camisa 11 teve mais uma atuação de gala e deixou a quadra com 15 pontos, oito assistências e seis rebotes na conta.

Pra toda obra: Dois dos mais versáteis jogadores do NBB, os alas Pilar e Alex Oliveira também tiveram boas participações pela equipe vencedora e marcaram 12 pontos cada. Os jogadores, que também podem atuar como ala/pivô, ainda somaram oito rebotes juntos.

Olho nele: Do lado do Mogi, o jogador mais efetivo em quadra foi o ala Jimmy, autor de 15 pontos e oito rebotes. Vivendo grande fase e dono de sólidas atuações, o jogador de 26 anos registra 13,7 pontos e 5,0 rebotes por jogo nesta edição do NBB – maiores médias de sua carreira.

Um tempo cada: Dois dos principais pontuadores do Mogi no jogo, com 20 e 13 pontos, respectivamente, Tyrone e Shamell “se revezaram” nas duas metades da partida. O camisa 88 marcou 15 pontos no primeiro tempo, enquanto que seu compatriota anotou todos seus pontos nos 20 minutos finais da partida.

Números comprovam: Mostrando um ótimo jogo coletivo, Brasília distribuiu 20 assistências na partida. Do outro lado, Mogi teve apenas 12. Além disso, a equipe candanga teve aproveitamento bastante superior nas bolas de três pontos, com 43,3% (13 acertos em 30 tentativas), contra 22,2% dos rivais (seis em 27).

Três, três, três: Para dominar o primeiro quarto e abrir dez pontos de frente (27 a 17), Brasília contou com ótimo aproveitamento nas bolas de três pontos. Com cinco arremessos certeiros em sete tentativas (71,4%), a equipe construiu mais da metade de sua pontuação com tiros longos.

Reagiu rápido: Logo na volta do terceiro quarto, o time paulista mostrou poder de reação e equilibrou o jogo. Após bolas de três pontos de Jimmy e Tyrone, os mogianos reduziram a desvantagem para quatro pontos (40 a 36) e colocaram fogo no jogo a partir de então.

E agora? O próximo compromisso das duas equipes pelo NBB será nesta quinta-feira (15/12). Novamente fora de casa, Mogi enfrentará o Minas Tênis Clube, às 19 horas, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb. Já o Brasília receberá o Campo Mourão, às 20 horas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete