Siga o OTD

Basquete

Em busca do bi, Flamengo estreia na Champions League nesta terça

Flamengo está em Montevidéu para estrear na Champions League das Américas

Flamengo Champions League das Américas de basquete
Olivinha é um dos remanescentes do primeiro título rubro-negro (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Chegou a hora da estreia! Nesta terça-feira, o Flamengo inicia a caminhada em busca do bicampeonato da Champions League Americas de basquete masculino, no Uruguai. A primeira partida do Rubro-Negro na fase de classificação será contra o Instituto Córdoba, em Montevidéu, às 21h30. No dia seguinte, o adversário será o Peñarol, dono da casa, no mesmo horário. A ESPN transmite os jogos ao vivo.

+ Confira a tabela da Champions League Americas de basquete

As três equipes formam o Grupo C da competição e se enfrentarão em três oportunidades. Depois do Uruguai, o Flamengo recebe os confrontos no Rio em janeiro, enquanto a última janela será disputada em fevereiro, na Argentina. O Fla desembarcou em Montevidéu neste domingo (10) e já realizou dois treinos no ginásio do Peñarol. Após as atividades, Gustavo De Conti analisou os adversários.

“O Instituto é muito forte, com jogadores internacionais e que, no ataque, joga muito com arremessos de 3 pontos. É bastante versátil na defesa, com jogadores altos, pivôs capazes de defender atletas pequenos e atletas pequenos capazes de defender jogadores grandes. É uma equipe difícil de ser batida”, disse o treinador, completando.

Rafael Hettsheimeir durante aquecimento Flamengo basquete
Rafael Hettsheimeir durante aquecimento (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

“O Peñarol é um time que, ofensivamente, joga mais em função de alguns jogadores, principalmente o David Huertas, os americanos, Charles Thomas e Lee Roberts, e o alemão Robin Benzing, que só fez um jogo até agora, mas estará disponível na Champions. É uma equipe também muito forte”.

Cartas na manga

Uma das armas do treinador rubro-negro para a disputa da BCLA é o argentino Loku Cuello. O ala-armador vem se destacando no NBB em sua primeira temporada vestindo o Manto. Em 21/22, ele defendeu justamente o Instituto Córdoba, equipe pela qual foi campeão da Liga Argentina, sendo ainda eleito MVP da competição. O craque deu o caminho que o FlaBasquete deve seguir para sair com a vitória na estreia.

+ Franca vence e se mantém invicto na Champions League Americas

“O Instituto é uma equipe intensa, que joga a partir da defesa para o contra-ataque. Estamos trabalhando e estudando sobre o time. Será um bom jogo. Temos que nos concentrar na intensidade, ter uma grande rotação para manter a energia alta durante a partida. Acho que esses são pontos-chave”, analisou o jogador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Flamengo foi campeão da segunda edição da Champions League Americas em 2021, tendo chegado à final em 2020. Da equipe que conquistou o título, o comandante Gustavo De Conti, os ala-pivôs Olivinha e Rafael Mineiro, o ala-armador Lucas Martinez, o ala Rafael Rachel e o pivô Rafael Hettsheimeir, que retornou ao Flamengo em 2022, levantaram o troféu na Nicarágua. A conquista deu acesso à Copa Intercontinental deste ano e permitiu ao Rubro-Negro garantir o bicampeonato mundial, em fevereiro, no Egito.

Mais em Basquete