Siga o OTD

Basquete

Sampaio Corrêa sai na frente de Campinas na final da LBF

Comandado por Tainá Paixão e Érika, time maranhense conseguiu abrir 1 a 0 em casa no playoff melhor de cinco. Segundo jogo será novamente em São Luís e depois a série viaja para São Paulo

Sampaio Corrêa Vera Cruz Campinas basquete feminino final Liga de Basquete feminino LBF primeiro jogo jogo 1
Jogo foi marcado pelo equilíbrio (João Marcos/Sampaio Basquete)

O Sampaio Corrêa bateu o Vera Cruz Campinas por 68 a 63 no início da tarde deste sábado (12), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís do Maranhão, na primeira partida da grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF). Tainá Paixão foi o destaque do confronto anotando 28 pontos e pegando sete rebotes para o time da casa. A pivô Érika dominou o garrafão e contribuiu com 13 rebotes. Pelo lado visitante, Letícia Rodrigues marcou 16 pontos e pegou oito rebotes. Emanuely De Oliveira teve desempenho semelhante, com 16 pontos e sete rebotes, e Beatriz Oliveira deu seis assistências.

O título será decidido em uma melhor de cinco. O segundo jogo será na segunda (15) novamente na capital maranhense. A seguir, a série viaja para São Paulo, onde o ginásio do Tênis Clube, em Campinas, recebe o terceiro confronto no sábado (20). Se necessários, as partidas quatro e cinco serão em Campinas no dia 22 e em São Luís em 27 de agosto. Está é a terceira vez que eles decidem o título, duelo mais frequente das finais na história da LBF. Em 2018 deu Campinas e no ano seguinte o Sampaio deu o troco.

Sampaio Corrêa Vera Cruz Campinas basquete feminino final Liga de Basquete feminino LBF primeiro jogo jogo 1
Final levou bom público ao ginásio (João Marcos/Sampaio Basquete)

Duelo de gigantes

O Sampaio Corrêa foi a segunda melhor equipe da fase de classificação ganhando 14 em 18 jogos. Nos palyoffs, despachou Sport/Glória do Goitá e AD Santo André sem perder. O time comandado pelo técnico estreante Rodrigo Galego entrou na final liderando as estatísticas em pontos, média de 81,4 por jogo, rebotes (47,9), bolas de três (11,4) e eficiência (94). O Vera Cruz Campinas também tem técnico estreante, Sidney Coppini e eliminou o Sesi Araraquara, melhor time da primeira fase, nas semifinais. Antes, passou de virada pelo Unisociesc/Blumenau.

+ Bauru Basket vence a segunda seguida no Campeonato Paulista

Ponto a ponto

Como não poderia deixar de ser, o primeiro confronto do playoff final da LBF foi marcado pelo equilíbrio. O Vera Cruz Campinas venceu os dois quartos iniciais, mas com o Sampaio Corrêa na cola em ambos: 18 a 17 no primeiro e 18 a 16 no segundo. Desta forma, as visitantes foram para os vestiários com três de frente no 36 a 33. Na volta, as donas da casa passaram a comandar o placar e descontaram os três pontos no terceiro quarto, vencido por 17 a 14. No último, as maranhenses conseguiram abrir folga somente nos dois últimos minutos, já que 1min53 do fim o placar era de 64 a 63 a favor das anfitriãs. Ao final dos derradeiros dez minutos, 19 a 13 para o Sampaio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete