Siga o OTD

Basquete

Brasil derrota a Argentina e fatura Sul-Americano pela 27ª vez

Jogando na Argentina, Brasil derrota as donas da casa de virada e fatura Sul-Americano

Brasil derrota a Argentina e fatura Sul-Americano pela 27ª vez
(FIBA)

Brasil e Argentina se enfrentaram neste sábado (6) para decidir quem levará a taça do Campeonato Sul-Americano de basquete feminino. Em um jogo disputado e com muita rivalidade, a Seleção brasileira derrotou as donas da casa de virada por 69 a 68. Com o resultado, o País conquista o 27º título do torneio e devolve a derrota sofrida para as mesmas adversárias em 2018.

Brasil e Argentina fizeram melhores campanhas até a final. As brasileiras venceram todos os jogos contra suas adversárias do Grupo B: Colômbia, Chile e Uruguai. Na semifinal, a Seleção verde-amarela não deu chances para as venezuelanas e ganhou a partida por 105 a 54. As “hermanas” também não ficaram para trás. Assim como a canarinha, as argentinas também chegaram invictas. No Grupo A derrotaram Paraguai, Venezuela e Equador. Para chegar à final, bateram as colombianas 71 a 60. 

Na decisão, com o Ginásio Arena La Pedrera completamente lotado apoiando a seleção da casa, o Brasil começou mal. Contudo, conseguiu recuperar o bom desempenho e virou a partida no segundo tempo, faturando o Sul-Americano pela 27ª vez.

O jogo

O primeiro tempo foi muito favorável para as donas da casa. Embaladas pelo o apoio da torcida, as argentinas começaram o jogo fazendo uma marcação agressiva no perímetro, e principalmente, no garrafão. Com isso, o Brasil teve dificuldades para trabalhar a bola e desperdiçou muitos arremessos em bolas de três pontos. Além disso, as brasileiras aparentaram nervosismo e falta de concentração. Do outro lado, a seleção da Argentina aproveitou a instabilidade mental das adversárias e explorou os contra ataques a partir dos erros brasileiros. Assim o placar, somando os dois primeiros períodos, terminou 31 a 23 para as anfitriãs.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

Na reta final, o Brasil precisava reagir para ainda sonhar com o título e foi isso que aconteceu. O jogo das brasileiras começou a fluir e a equipe conseguiu a virada ainda no terceiro quarto, mas no fim do período a Seleção voltou a errar nos ataques e Argentina continuou na frente. Contudo, distância no placar foi encurtada, 47 a 46. No último quarto, a intensidade da marcação das argentinas caiu, o que equilibrou ainda mais a partida. As brasileiras tiveram mais paciência para trabalhar as jogas e a partida foi disputada ponto a ponto até a última bola. Taina Paixão fez cesta da vitória faltando menos de um segundo.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Basquete