Siga o OTD

Basquete

Seleção feminina de basquete se apresenta para treinos

A seleção feminina de basquete do Brasil se apresentou para os treinos antes do Sul-Americano, primeira competição no caminho até Paris-2024

Seleção feminina de Basquete Brasil
(Foto: divulgação/CBB)

A caminhada da seleção feminina de basquete do Brasil até Paris-2024 começa no próximo mês. A equipe participa a partir do dia 1º de agosto do Campeonato Sul-Americano, em San Luis, na Argentina, a primeira competição da equipe no processo de qualificação para os próximos Jogos Olímpicos.

A seleção se apresentou, nesta terça-feira (19), na cidade de Salto-SP para os treinos preparatórios visando o Sul-Americano. O Brasil está no grupo B da competição ao lado de Colômbia, Uruguai e Chile. “O nosso adversário direto é a Argentina que sempre está ali brigando com a gente. E tem a Colômbia que é nosso primeiro jogo e também costuma mandar equipes fortes”, analisa a ala-armadora Ramona.

+ LBF: Vera Cruz vence jogo três contra o Sesi e está na final

O Sul-Americano é a primeira de quatro competições chaves para a Seleção feminina de basquete neste ciclo olímpico. As quatro primeiras equipes irão se classificar à Americup de 2023, que dá vagas no Pré-Olímpico Mundial. No meio do caminho, ainda tem os Jogos Pan-Americanos onde o Brasil vai tentar o segundo ouro seguido.

O técnico José Neto quer contar com força máxima na seleção em todas essas competições. “Todas essas etapas são importantes para a gente porque o calendário atual não permite mais que a gente faça tantos treinos. Vamos formatar o time para que cada etapa a gente possa deixar o time mais forte. A gente sempre vai levar a melhor equipe possível em um processo para a gente chegar forte na Olimpíada”, afirmou o treinador do Brasil.

LBF fortalecendo a seleção

Na lista de atletas convocadas para o Sul-Americano, tem algumas veteranas e nomes novos que tem se destacado na temporada 2022 da Liga de Basquete Feminino (LBF). O nível da LBF sobe a cada temporada e as atletas reconhecem que isso pode ajudar a melhorar o desempenho da seleção brasileira. “O reflexo é direto. Tendo um campeonato nacional com maior competitividade, faz com que as jogadoras cheguem mais competitivas na seleção”, afirmou Ramona.

Para a armadora Débora Costa, jogadoras mais novas da LBF tem ajudado a aumentar a competitividade tanto nos clubes como na seleção, não deixando que as atletas mais experientes fiquem acomodadas. “As jogadoras jovens que estão começando agora na liga estão com um nível muito bom. Elas querendo chegar e a gente não podendo se acomodar, então isso torna o campeonato mais atrativo. Isso também reflete na seleção dando oportunidade para mais jogadoras que se destacaram na Liga”, disse a atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A estreia do Brasil no Sul-Americano será no dia 1º de agosto contra a Colômbia. Nos dias seguintes, a seleção feminina enfrenta o Uruguai e o Chile. Os dois primeiros colocados do grupo avançam para as semifinais e garantem vaga na Americup Feminina de 2023.

Lista de convocadas

ARMADORAS
Débora Costa – Ituano Basquete
Carina dos Santos Martins – Ituano Basquete
Alana Gonçalo – Sampaio Basquete
Maria Paula Albiero – Unisociesc/Blumenau

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Gabriella D’Arrigo Soares – SESI Araraquara
Isabela Ramona – Sodiê Doces/Mesquita/LSB

ALAS
Patrícia Teixeira – Sampaio Basquete
Mariane de Carvalho – SESI Araraquara
Leila Zabani – Unisociesc/Blumenau

PIVÔS
Érika de Souza – Sampaio Basquete
Letícia Soares Josefino – SESI Araraquara
Aline de Moura – SESI Araraquara
Kamilla Soares – South Carolina Gamecocks-EUA
Clarissa dos Santos – Sem clube

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Basquete