Siga o OTD

Basquete

Seleção Brasileira inicia treinos no Paulistano para a Copa do Mundo

Brasil vai enfrentar Uruguai e Colômbia na primeira fase das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Divulgação CBB

A Seleção Brasileira masculina de basquete começou sua preparação para a primeira fase das Eliminatória da Copa do Mundo. A equipe enfrenta o Uruguai e a Colômbia e tem seu primeiro desafio fora de casa no dia 30 de junho, em Montevidéu, e no dia 3 de julho diante da Colômbia, em Barranquilla.

+ Duda Sampaio comemora convocação para Seleção

Os trabalhos da Seleção Brasileira seguem no clube até o dia 28, quando o time viaja para o Uruguai. A lista de Gustavo De Conti conta com a base de atletas que já vêm sendo chamados nas últimas janelas, como Georginho, Lucas Dias, Bruno Caboclo, Gabriel Jaú, Gui Deodato, Rafa Mineiro, Elinho e Lucas Mariano.

Estão de volta o armador Marcelinho Huertas, após grande temporada no Tenerife, e Rafa Luz, do Bilbao. A lista conta ainda com a chegada do jovem Rafael Munford, do Pinheiros; Renan Lenz, do Minas; Wesley Castro, do Mogi; e Danilo Fuzaro, do Bauru.

“Esses dois jogos fora de casa são fundamentais para a nossa campanha nas Eliminatórias. Já estamos classificados para a segunda fase. Respeitamos Uruguai e Colômbia, mas queremos voltar para casa com duas vitórias”, explicou o técnico Gustavo De Conti.

CONVOCADOS

Armadores
Elinho
Rafa Luz
Marcelo Huertas

Alas-Armadores
Georginho
Gui Deodato

Alas
Danilo Fuzaro
Rafael Munford

Alas-pivôs
Gabriel Jaú
Rafael Mineiro
Lucas Dias
Bruno Caboclo
Renan Lenz

Pivôs
Lucas Mariano
Wesley Castro

Eliminatórias da Copa do Mundo

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas foram separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma.

Líder do Grupo B, o Brasil chega à última rodada da janela classificado, assim como o Uruguai. Chile e Colômbia lutam pelo último posto. O chaveamento da segunda fase das Eliminatórias também já está definido, com Estados Unidos, Porto Rico e México garantidos.

SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Assim, teremos jogos de ida e volta entre Brasil x México, Estados Unidos e Porto Rico. Após o fim dos duelos, os três primeiros + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

Copa do Mundo 2023

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

Mais em Basquete