Siga o OTD

Basquete

Contrastante, Sampaio vence o Ituano e garante 2º lugar na LBF

Sampaio passa quase dez minutos sem pontuar, mas vence Ituano por 82 a 54 e garante segundo lugar da LBF

Erika Sampaio vs Ituano LBF
(Foto: Juca Ferreira/Ituano Basquete)

Em uma atuação contrastante, o Sampaio Basquete derrotou o Ituano Basquete neste sábado (11) e garantiu a vice-liderança da fase de classificação, antes dos playoffs da LBF 2022. Fora de casa, o tricolor do Maranhão bateu o rubro-negro paulista por 82 a 54no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP).

+ Damiris volta a jogar na WNBA após nove meses afastada

Melhor no início do jogo, o vice-líder quase passou em branco no segundo período, quando sofreu a virada do Galo, mas voltou ajustado do intervalo e consolidou a vitória contundente com duas atuações especiais do banco: Jennifer O’Neill anotou 19 pontos, enquanto Gabi Guimarães teve duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes, com 19 de eficiência. Érika teve 10 pontos e 12 rebotes.

O Ituano contou com 20 pontos e 8 rebotes de Gil, sua melhor atuação no ano. Tati Pacheco teve 10 e Raphaella Monteiro foi limitada a 5 pontos, mas com 9 rebotes.

Como fica a classificação

Com 30 pontos e 13 vitórias em 17 jogos, o Sampaio confirmou o segundo lugar da primeira fase, com um jogo de antecedência.

Do outro lado, a derrota em sua última partida da fase fez o Ituano terminar em sexto lugar, com 27 pontos e 9 vitórias em 18 jogos (50% de aproveitamento), a pior campanha de um atual campeão da liga na primeira fase em posição desde o Santo André, na temporada 2011/12 (5° lugar), e em aproveitamento desde o Sampaio, na temporada 2016/2017 (45%).

Como foi o jogo

Bruno Guidorizzi manteve as titulares das vitórias sobre Vera Cruz Campinas e Sport/Glória do Goitá, com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro e Gil. Rodrigo Galego escalou o Sampaio com Alana, Tainá Paixão, Patty, Lê Lisboa e Érika.

E as visitantes começaram mais eficientes, abrindo 6-0 iniciais e pontuando bem no garrafão, com Érika e Gabi, fazendo 26 a 16 no primeiro período.

No segundo quarto, apagão tricolor e o galo aproveitou seu melhor momento para tirar a diferença e virar o placar, com Gil, de três, na parcial 14 a 0. O’Neill, também com uma bola de fora, no estouro do relógio antes do intervalo, evitou que o time visitante terminasse o período zerado (30 a 29 no geral).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Sampaio trouxe uma mudança completa de postura no terceiro período, quando seu arsenal ofensivo voltou a funcionar, especialmente nas bolas de fora – foram 5 – para retomar a liderança e abrir vantagem no placar (41×55 após 30 minutos).

No quarto derradeiro, nova demonstração de força do bicampeão, que seguiu impassivo no perímetro para fechar a vitória em 28 pontos.

Mais em Basquete