Siga o OTD

Basquete

Franca elimina São Paulo e vai decidir o NBB contra o Flamengo

Time do interior paulista venceu o rival da capital e fechou em quatro jogos a série melhor de cinco válida pela semifinal. Decisão colocará frente a frente as duas melhores campanhas da fase de classificação

David Jackson Franca Basquete semifinal NBB são paulo
(NBB)

O Franca Basquete voltou a derrotar o São Paulo na série melhor de cinco semifinal do NBB e fechou o confronto em 3 a 1. O time do interior paulista fez 81 a 78 no adversário da capital neste sábado (21), jogando no Ginásio Pedrocão, em Franca, e com isso garantiu vaga na grande final do campeonato. Vai pegar o Flamengo em nova série melhor de cinco que colocará frente a frente as duas melhores campanhas da fase de classificação.

O Franca entrou em quadra neste sábado em vantagem de 2 a 1 no confronto após derrotar o São Paulo no Morumbi na segunda-feira (16). A equipe já havia vencido o primeiro jogo da melhor de cinco em casa e perdido o segundo no Morumbi. O Franca fez melhor campanha da fase de classificação do NBB com 29 vitórias e apenas três derrotas e o Flamengo fez 26-6. Nos palyoffs do NBB, o Rubro-Negro, atual bicampeão, jogou seis e venceu todas. Já o Franca jogou sete e perdeu apenas uma.

O nome do jogo foi Lucas Mariano, que ouviu os gritos de MVP da torcida. O pivô de Franca marcou 26 pontos, cestinha do jogo, com direito a três do perímetro. Pegou sete rebotes, deu duas assistências e emplacou índice de 24 na eficiência. Lucas Dias ajudou com mais 15 pontos e seis rebotes e Georginho deu seis assistências. Bruno Caboclo foi o melhor do São Paulo com 23 pontos e quatro rebotes, índice de 21. Marquinhos pegou sete rebotes e marcou 19, mesma pontuação de Coelho.

Começo nervoso

O jogo começou muito nervoso, com pouco aproveitamento dos dois ataques e muitas paradas. O Franca encaixou antes as ações ofensivas e escapou no placar ao fazer 15 a 8 já na segunda metade dos primeiros dez minutos. O São Paulo também começou a colocar bolas e a distância ficou nesse patamar até o cronômetro zerar. A volta para o segundo período foi toda Tricolor, que impôs uma corrida de 7 a 0, com cinco pontos de Bruno Caboclo, e virou no 20 a 19.

+ Vera Cruz Campinas vence LSB e sobe na classificação da LBF

Com as equipes mais assentadas, o jogo subiu de nível e o equilíbrio começou a prevalecer. O São Paulo chegou a abrir quatro no 25 a 21, mas o Franca virou no 26 a 25 com direito a uma bolaça de três de Lucas Mariano. O pivô francano era o melhor em quadra já naquele momento e, com a ajuda de uma bola de fora de Scala, recolocou a vantagem do time da casa em oito pontos no 35 a 27. Na reta final o São Paulo cortou três e o primeiro tempo terminou com os anfitriões vencendo por 37 a 32.

Franca na final

O retorno dos vestiários começou como o primeiro tempo, com muitos erros e o Franca se achando antes. Em um lance de quatro pontos, com falta técnica e bola de três convertidas, os donos da casa abriram nove, a maior folga do jogo até então. Eles aceleraram mais um pouco e levaram para 14 no 50 a 36. Os visitantes, porém, reagiram imediatamente, aplicaram uma corrida de 11 a 0 e encostaram no 50 a 47 após Tyrone colocar do perímetro a primeira bola dele em todo o confronto. Dali até o final do período, o Franca se reencontrou e, aproveitando-se de muitos erros do São Paulo, voltou a colocar dez no 57 a 47.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O último quarto começou com o placar marcando 59 a 52 para os donos da casa. O confronto ficou tenso e voltou a ter muitos erros. O Franca, novamente, se achou antes e impôs nove no 65 a 56. O São Paulo cortou para 65 a 61, mas não teve forças para dar a volta no Franca em seu ginásio e o clube do interior paulista, que havia sido derrotado pelo da capital na final do estadual esse ano, deu o troco e vai pegar o Flamengo na decisão do NBB.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Basquete