Siga o OTD

Basquete

Na volta ao Pedrocão, Brasil vence Uruguai e segue 100% nas eliminatórias

Após 30 anos, Brasil volta ao Pedrocão, vence o Uruguai e segue 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Lucas Dias Brasil Uruguai Eliminatórias Copa do Mundo basquete masculino ao vivo
(Marcos Limonti/SFB)

O Brasil venceu o Uruguai por 85 a 66 na noite desta sexta-feira (26) no Ginásio Pedrocão, em Franca, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino. Foi a terceira vitória em três jogos da seleção, a primeira jogando em casa. As outras duas foram sobre o Chile, em novembro do ano passado, ambas em partidas disputadas na Argentina. Com isso, os comandados do técnico Gustavo de Conti permanecem na primeira colocação do Grupo B, agora isoladamente. O próximo compromisso é segunda (28) no mesmo local contra a Colômbia.

O Uruguai, por sua vez, conhece a primeira derrota e se mantém em segundo lugar no grupo, agora com 2-1. O Brasil já estava na frente dos rivais pelos critérios de desempate antes de o jogo começar. Colômbia e Chile fecham a chave e entraram na rodada com duas derrotas cada. Eles jogariam ainda nesta sexta-feira, no Chile.

Vale destacar que foi a primeira vez em cerca de 30 anos que o Brasil jogou no Ginásio Pedrocão, casa da tradicional equipe do Franca na cidade do interior de São Paulo tida como a capital do basquete brasileiro. A última vez que a seleção havia jogado lá fora na década de 1980, em um amistoso contra o time da casa. O Pedrocão, ou Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, é um dos templos do basquete nacional. Inaugurado em 1975, tem capacidade para 6 mil pessoas.

Sete vagas

As Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete masculino são divididas em quatro continentes, América, Ásia, Europa e Africa. Por aqui, esta atual primeira fase tem 16 seleções divididas em quatro grupos com jogos de ida e volta dentro das chaves, totalizando seis partidas por equipe. Além de Brasil, Chile, Uruguai e Colômbia no Grupo B, o Grupo A tem Argentina, Paraguai, Panamá e Venezuela; Canadá, República Dominicana, Ilhas Virgens e Bahamas estão no C; e Estados Unidos, México, Porto Rico e Cuba formam o D.

Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase. Lá serão dois grupos de seis com as equipes carregando os resultados da primeira fase e jogando apenas contra adversários que ainda não enfrentaram. Os três primeiros desses dois grupos, mais o melhor quarto colocado, ficam com as sete vagas das Américas na Copa do Mundo, marcada para ocorrer de 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, no Japão, Filipinas e Indonésia.

Georginho Brasil Uruguai Eliminatórias Copa do Mundo basquete masculino ao vivo
(Marcos Limonti/SFB)

+ CT receberá Copa América de basquete em CR

Parodi assusta

O primeiro quarto foi todo do uruguaio Parodi, que teve passagem pelo basquete brasileiro. Sozinho ele meteu dez pontos na parcial, sendo responsável pela maior vantagem até então, cinco pontos no 12 a 7 a favor dos visitantes. Dali até o final, porém, o Brasil cresceu e fez uma corrida de 7 a 2 deixando o marcador empatado em 14 no quarto.

Na segunda parcial, os comandados de Gustavinho aumentaram a intensidade e em uma sequência de seis lances livres convertidos abriu 28 a 24. A seguir, foi a vez de Lucas Mariano brilhar colocando dois pontos na marra debaixo da tabela e depois, na defesa, dando dois tocos. No segundo, Yago arrancou no contra-ataque e serviu Benitez, que meteu de fora e o Brasil abriu oito no 37 a 29. Com o cronômetro zerado, o Uruguai teve uma falta de três e foi para os vestiários com cinco de desvantagem no 37 a 32.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasil deslancha

Os visitantes voltaram mais ligados do intervalo e em pouco mais de um minuto encostaram no 37 a 36. A seguir, porém, Yago, duas vezes, e Rafa Mineiro, uma, mataram três arremessos do perímetro e o Brasil elevou a vantagem para dez no 46 a 36, a maior até então no duelo. Os visitantes tinham muitas dificuldades para pontuar e Leo Meindl colocou mais dois de frente no 52 a 40 aproveitando outros dois lances livres. Dali até o fim da parcial, mais uma bola de três para cada lado e o Brasil chegou para os últimos dez minutos vencendo por 55 a 43. Neles, a seleção brasileira seguiu com todo o comando do jogo, castigando de fora, até confirmar a vitória.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete