Siga o OTD

Basquete

Mogi pega argentinos em casa nos dois primeiros jogos da final da Liga Sul-Americana

Campeão Paulista, o Mogi das Cruzes/Helbor vive um início de temporada espetacular. Nesta quarta-feira (23/11), às 20h15 (de Brasília), a equipe da Grande São Paulo encara Bahia Basket (ARG) na final da Liga Sul-Americana, no Ginásio Professor Hugo Ramos, palco também da segunda partida da série, quinta-feira (24/11), no mesmo horário, ambos com transmissão ao vivo do SporTV 3.

“Tenho certeza que a nossa cidade vai dar um show. O ginásio estará lotado, com todo mundo aqui torcendo para a gente. Agora precisamos manter o nosso foco e recuperar alguns jogadores que estão com dores. Vai ser um jogo bom, duro. A equipe deles é jovem, tem talento, joga com velocidade, mas a gente tem experiência e vai jogar em casa. E esses primeiros jogos em casa são importantíssimo para colocar a gente no caminho para ser campeão. Claro que não será fácil, com todo o respeito ao time da Argentina, mas temos a vantagem de jogar em casa e precisamos sair com as vitórias”, comentou o ala Shamell, do Mogi, empolgado com o fato do time jogar os dois primeiros jogos da final da Liga Sul-Americana como mandante.

A temporada 2016/2017 começou no dia 23 de julho para o Mogi, na primeira rodada do Campeonato Paulista. Após uma grande campanha na fase de classificação, em que os comandados de Guerrinha tiveram 15 vitórias e apenas três derrotas e terminaram na primeira colocação geral, a equipe mogiana também teve grande retrospecto nos playoffs.

Sem perder nenhuma partida, o Mogi derrubou o América de Rio Preto (2 a 0 na série), nas quartas de final, e o Paulistano/Corpore (2 a 0), nas semifinais, antes da decisão contra o Gocil/Bauru Basket. Com vitórias, por 76 a 73, no Ginásio Panela de Pressão, e por 69 a 61, no Ginásio Hugo Ramos, os mogianos se sagraram campeões estaduais pela primeira vez desde 1996, com uma campanha invicta nos playoffs da competição.

No NBB 2016/2017, o Mogi teve grande início ao vencer o Paulistano (86 a 55), em casa, e o Banrisul/Caxias do Sul (87 a 80), em Caxias do Sul (RS). No último sábado (19/11), o Vasco da Gama pôs fim a sequência de 17 vitórias consecutivas dos mogianos, que incluíam os dois primeiros jogos da competição nacional, além de partidas do Campeonato Paulista e da própria Liga Sul-Americana.

No torneio continental o Mogi segue como único invicto. Na primeira fase, a equipe paulista teve problemas apenas em sua estreia, quando bateu o Defensor Sporting (URU), por 78 a 72. Na sequência, os mogianos venceram o Regatas Lima (PER), por 95 a 69, e o anfitrião da chave, Gimnasia de Comodoro (ARG), por 86 a 76, e terminaram na primeira colocação do Grupo A da competição.

Se na primeira fase os problemas foram mínimos, o Mogi dominou ainda mais seus adversários na fase semifinal. Na estreia, o time paulista bateu novamente o Gimnasia de Comodoro (ARG), por 86 a 67, com grande quarto final. Depois os mogianos fizeram duelo brasileiro contra o Paulistano e não tiveram compaixão, vitória por 90 a 59. Na última rodada, os comandados de Guerrinha fizeram confronto direto pela vaga na final da Liga Sul-Americana e venceram o Hebraica Macabi, anfitrião do Grupo F, por 82 a 69.

“Estamos fazendo um trabalho de análise sobre o Bahia Basket. Procuramos algumas partidas deles na Liga Argentina, estudamos seus jogadores e seus movimentos. O Bahia Basket é um time intenso, muito físico e está balanceado, porque tem bons arremessadores e um jogo interno correto. Eles têm muitos jovens e jogam com muito coração. Também chegam em um bom nível para esta final”, afirmou Guerrinha, técnico do Mogi, em entrevista ao site ligasudamericana.com

Com apenas uma derrota ao longo da competição, o Bahia Basket também chega à final da Liga Sul-Americana otimista. Na primeira fase a equipe venceu o Universidad San Simon (BOL), por 78 a 63, e o Deportivo Valdivia (CHI), por 99 a 64, e teve um resultado negativo, diante do Hebraica Macabi (URU), por 74 a 68.

Na fase semifinal, o time argentino fez campanha invicta e foi um dos responsáveis pela eliminação do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília. Logo na estreia do grupo, o Bahia Basket venceu o time brasileiro, por 71 a 58. Na sequência, a equipe bateu o Olímpico La Banda (ARG), anfitrião da chave, por 80 a 72, e já classificado, passou pelo Guaros de Lara (VEN), por 97 a 84, na última rodada.

“Fomos crescendo ao longo do torneio, desde o primeiro quadrangular estamos comprometidos e na fase semifinal se classificamos em meio à rivais poderosos. Sabíamos que seria difícil, porém não nos sentimos menos que ninguém. Tivemos os pés no chão e acreditamos em nós mesmo, a pesar das baixas por lesão. Isso nos deu um impulso muito grande, respondemos nos momentos chave e mostramos nosso potencial. Nos parece incrível estar na final, porém agora queremos o título”, falou o ala Hernán Jasen, do Bahia Basket, também em entrevista aos site ligasudamericana.com

Não é a primeira vez que o Mogi chega à final da Liga Sul-Americana. Há dois anos, na edição de 2014 da competição, os mogianos decidiram o título contra o rival Bauru, na época comandado pelo atual técnico mogiano, Guerrinha. Naquela ocasião, a final do torneio era decidida em apenas um jogo, e os baurenses terminaram campeões, com vitória, por 79 a 53, no Ginásio Panela de Pressão.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete