Siga o OTD

Basquete

Em Buenos Aires, Brasil faz 1º treino sob comando de Gustavinho

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023 de basquete é o primeiro desafio dos comandados de Gustavinho

brasil gustavo de conti basquete
(divulgação/CBB)

A seleção brasileira masculina de basquete realizou na manhã desta segunda-feira (22) o seu primeiro treino em solo argentino. Foi a primeira atividade sob o comando do técnico Gustavo De Conti, que assumiu a equipe em setembro, visando o ciclo Paris-2024.

O Brasil estreia na próxima sexta-feira (26), diante do Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023 de basquete, a partir das 18h10 (horário de Brasília). No sábado (27), o time volta à quadra novamente diante do Chile, mas às 19h10 (de Brasília).

A atividade aconteceu no Centro Nacional de Alto Rendimento (Cenard), em Buenos Aires, sede da bolha organizada pela FIBA para a primeira rodada das Eliminatórias.

“A primeira impressão foi excelente, utilizamos uma ótima quadra, os jogadores demonstraram muito foco e muito empenho no treinamento dessa manhã. Eles entendem que temos pouco tempo de treino e que todos os segundos devem ser bem aproveitados, assim como foram hoje”, disse Gustavo De Conti.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Gustavo De Conti técnico seleção brasileira de basquete masculino seleção masculina de basquete convocação eliminatórias
Gustavo De Conti, o novo treinado da seleção de basquete masculino (divulgação/CBB)

Grupo do Brasil na primeira fase

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

Entenda o sistema das Eliminatórias

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

CONVOCAÇÃO DO BRASIL

Armadores
Yago – Flamengo-RJ
Elinho – São Paulo-SP

Alas/Armadores
Vitor Benite – Burgos-ESP
Georginho – SESI Franca-SP

Alas
Gui Deodato – Minas-MG
Rafa Mineiro – Flamengo-RJ
Gabriel Jaú – Bauru Basket-SP
Jonas Buffat – Pinheiros-SP

Alas/pivôs
Lucas Dias – SESI Franca-SP
Bruno Caboclo – São Paulo-SP
Timothy Soares – Ironi Ness Ziona-ISR

Pivôs
Lucas Mariano – SESI Franca-SP
Cristiano Felício – Ratio Ulm-GER

Comissão técnica

Diretor Técnico – Diego Jeleilate
Gerente Administrativo – Bruno Valentin
Administrador – Ricardo Carvalho
Técnico – Gustavo De Conti
Assistentes – Hélio Rubens Filho e Vitor Galvani
Preparador Físico – Bruno Nicolaci
Diretor de Saúde – Dr. Carlos Andreoli
Médico – Dr. Paulo Szeles
Fisioterapeutas – Felipe Tadiello e Bruno Secco
Assessor de imprensa – Thierry Gozzer

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Basquete