Siga o OTD

Basquete

Jonas Buffat chamado para o lugar de Rafa Luz na seleção

Armador sofreu uma entorse no joelho atuando na Espanha e precisou ser substituído pelo ala do Pinheiros no grupo que inicia eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Jonas Buffat Pinheiros seleção brasileira basquete masculino
(instagram/jonasbuffat/arquivo)

O armador Rafa Luz sofreu uma entorse no joelho atuando pelo Bilbao na liga espanhola e precisou ser substituído por Jonas Buffat, ala do Pinheiros, no grupo da seleção brasileira que na segunda-feira (22) inicia os trabalhos da primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023. A deleção de basquete masculino se apresentaria neste domingo (21) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e viajaria já com Jonas Buffat direto para Buenos Aires, na Argentina, onde pega o Chile nos dias 26 e 27 de novembro.

Os jogos marcam o começo da caminhada de Gustavo De Conti como técnico da seleção brasileira de basquete masculino. De Conti, que também dirige o Flamengo, já esteve na comissão técnica do Brasil de 2012 a 2016, e assumiu a equipe para o ciclo olímpico até Paris 2024. Na primeira fase das Eliminatórias, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase da seletiva para a Copa do Mundo de 2023.

Sistema de disputa

As 16 seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, com jogos de ida e volta dentro das chaves, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada avançam para a segunda fase, onde serão divididos em dois grupos de seis, com as equipes levando os resultados da primeira fase e jogando apenas contra quem ainda não enfrentaram. Os três primeiros de cada grupo mais o melhor quarto colocado garantem vaga na Copa do Mundo 2023, marcada para ocorrer entre 25 de agosto e 10 de setembro no Japão, Filipinas e Indonésia.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Basquete