Siga o OTD

Basquete

Flamengo atropela o São Paulo no duelo de campeões estaduais que abriu o NBB

Atuais bi-campeões do NBB e hexadecacampeões do estadual do Rio de Janeiro não deram chances para os vice-campeões do torneio nacional e vencedores do Paulista

São Paulo Flamengo NBB basquete masculino
(Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

O Flamengo venceu o São Paulo por 86 a 61 na tarde deste sábado (23), na abertura da temporada 2021/2022 do NBB. O confronto, disputado no Ginásio Doutor Antonio Leme Nunes Galvão, no Morumbi, em São Paulo, marcou a reedição da final do nacional no ano passado, vencida pelo Mengão. Também colocou frente a frente os atuais campeões Paulista e do Rio de Janeiro. O Tricolor levantou o estadual pela primeira vez depois que remontou o time, já o Rubro-Negro levou pela 16ª vez seguida a taça regional. No NBB, o Flamengo é o atual bicampeão e maior vencedor, com sete taças, enquanto os paulistas ainda buscam o primeiro troféu.

Apesar do cestinha e do reboteiro do jogo terem sido do São Paulo, Bennet marcou 24 e Marquinhos pegou nove, as estatísticas coletivas foram todas do Flamengo. Nos arremessos, 54% a 41% para os cariocas, sendo 67% a 51% nos de dois pontos e 31% a 15% nos de fora. Nos lances livres, equilíbrio com 58% a 57% em favor do time da casa. Batista foi o maior pontuador, com 17, e Robinson pegou oito rebotes para o Rubro Negro. Robinson também pegou seis assistências e Elinho, pelo São Paulo, deu quatro. No Tricolor, destaque ainda para a volta de Shamell às quadras após um longo período lesionado. Ele contribuiu com nove pontos, o segundo maior cestinha do time.

“Agora começou para valer a temporada. Nossa equipe conseguiu fazer um grande jogo hoje, com uma proposta muito clara desde o início: tentar dominar os rebotes, correr para cima do São Paulo pois sabíamos que eles vieram de três jogos de uma final. Acho que a proposta foi muito boa e conseguimos fazer um grande trabalho. Saímos com uma excelente vitória, a equipe está de parabéns”, disse Olivinha. “O time está mudando de novo, sentimos dificuldade, muita falta do Bruno Caboclo, do Lucas Bebê, mas faz parte. Estamos com muitas ausências, sequer jogamos com a equipe completa nessa temporada. Não conseguimos a vitória, mas vamos pra cima nos próximos jogos do NBB”, comentou Shamell.

Flamengo do início ao fim

O primeiro quarto foi todo do Flamengo. Apertou na defesa e manteve a regularidade no ataque, abrindo rapidamente boa vantagem. O São Paulo só marcou os dois primeiros pontos, com Marquinhos, quase na metade da parcial. Ao final dos primeiros dez minutos, 20 a 9 para os visitantes. No segundo quarto o Tricolor ‘começou a jogar’, equilibrou o duelo e ensaiou uma reação. A pouco mais de três minutos do intervalo, uma bola de fora de Tyrone reduziu a vantagem para cinco pontos no 27 a 22. Mas o time parou e até o final da parcial marcou apenas quatro pontos. O Flamengo seguiu regular no ataque e somou mais 12, vencendo por 19 a 17 e indo para os vestiários com 39 a 26 no marcador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O segundo tempo começou como o primeiro. Flamengo tomando conta e o São Paulo sem pontuar. Logo a vantagem chegou a 20 pontos em uma cesta de Olivinha. O Tricolor só mexeu no marcador a 6min24 do fim, com Tyrone, mas conseguiu reduzir a desvantagem e fechou o terceiro quarto treze atrás, com Isaac convertendo uma bandeja com o cronômetro quase zerado. A parcial terminou empatada em 17 a 17 e o último quarto começou com o Flamengo vencendo por 56 a 43. Os dez minutos finais começaram, novamente, com os visitantes colocando bola e os anfitriões, não. O Rubro-Negro fez 5 a 0 em dois minutos, logo recolocou vinte pontos no 63 a 43 e ampliou para 25 no 72 a 47 a pouco mais de 4 minutos para o final. Dali até o fim, foi só administrar para confirmar a vitória.

Mais em Basquete