Siga o OTD

Basquete

Tiago Splitter será auxiliar de Gustavo De Conti na seleção brasileira

Primeiro brasileiro campeão da NBA, ex-pivô atualmente atua como auxiliar do Brooklyn Nets, da NBA, e assume cargo na seleção brasileira

(Divulgação/FIBA)

Tiago Splitter está de volta à seleção brasileira masculina de basquete. Campeão pelo Brasil dentro da quadra, o ex-pivô agora irá ajudar o país fora dela. O auxiliar técnico do Brooklyn Nets, da NBA, assumirá como assistente de Gustavo De Conti na Seleção.

Nascido em Santa Catarina, Tiago construiu uma bela trajetória na carreira. O pivô deixou o Brasil em 2000 para jogar no Baskonia, da Espanha, tendo larga experiência na Liga ACB. Depois, foi contratado em 2010 pelo San Antonio Spurs, onde foi campeão da NBA em 2014, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar a liga americana de basquete.

+ Taça Guanabara começa com vitórias do LSB e do Club Municipal

Tiago se despediu das quadras em fevereiro de 2018, quando começou sua transição para a comissão técnica. Em abril de 2018, foi contratado pelo Brooklyn Nets como olheiro. Pouco mais de um ano depois, em 2019, assumiu como um dos auxiliares do técnico Steve Nash na franquia.

Tiago Splitter seleção brasileira basquete
Tiago Splitter tem atuando como auxiliar no Brooklyn Nets, da NBA (Divulgação/NBA)

O agora assistente falou sobre a sensação de retornar para a seleção brasileira de basquete masculino, agora com uma nova função. Tiago terá papel fundamental também acompanhando o dia a dia dos jogadores brasileiros que atuam na NBA.

“Para mim é um orgulho enorme estar na comissão técnica da seleção depois de muitos anos jogando como atleta. Poder ajudar o meu país na comissão técnica com o Gustavo De Conti. Acho que temos um grande desafio pela frente, mas com muita dedicação e muito orgulho estou entrando nessa comissão técnica e fazendo parte desse projeto. Agradecer também a confiança de toda a diretoria e do Gustavo De Conti por fazer parte dessa comissão”, citou Tiago.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Splitter conquistou medalhas de ouro com a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de 2003, nos Jogos Pan-Americanos de 2003, na Copa América de Basquetebol 2005, no Copa América de Basquetebol de 2009 e na Copa América de Basquetebol de 2011. Com o Brasil, ele também jogou o Campeonato Mundial de Basquetebol de 2002, 2006, 2010, 2014, e as Olimpíadas de 2012, em Londres.

Mais em Basquete