Siga o OTD

Basquete

Copa América Sub-18 feminina é adiada por causa da pandemia

Seleção brasileira está se preparando para a Copa América Sub-18 de basquete feminino em Araraquara (Divulgação)

Copa América Sub-18 feminina é adiada por causa da pandemia

A FIBA Américas anunciou o adiamento da Copa América Sub-18 feminina, marcada para acontecer entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em Cáli, na Colômbia. A medida foi tomada por conta da pandemia da COVID-19 no continente americano. Em comunicado, a entidade acrescentou que espera realizar o torneio em março, no mesmo local. A competição dá duas vagas no Mundial Sub-19, ainda com local e data a confirmar.

O adiamento da Copa América Sub-18 impacta o planejamento da seleção brasileira, que treina desde o dia 18 de janeiro, em Araraquara, São Paulo, visando o torneio. Apesar da mudança, a comissão técnica manteve a programação, e as meninas seguem treinando até a sexta-feira, dia 29, quando serão liberadas para retornarem para suas cidades e clubes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Entendemos o que aconteceu. E decidimos manter o nosso planejamento. Seguir cuidando das meninas e aproveitando esses dias para realizar nosso planejamento de trabalho com a seleção feminina”, explica a Gerente de Seleções, Adriana Santos.

O torneio adiado seria jogado em formato de hexagonal, com todos se enfrentando. Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e o México participam da Copa América Sub-18.

+ TODAS AS NOTÍCIAS DE BASQUETE

A comissão técnica tem como comandante o treinador João Almeida Camargo, com Virgil Lopez como assistente. Ambos fazem parte da comissão técnica do time feminino adulto, de comando de José Neto, e dentro do projeto maior de implementação de um modelo de jogo da base ao adulto para o basquete feminino do Brasil. Bruna Heloísa Rodrigues também aparece como assistente técnica. Adriana dos Santos é a líder operacional. E Rafa Bernardelli o preparador físico. Daniel Wattfy, técnico do Sesi Araraquara, é o treinador convidado no período de treinos em São Paulo.

Protocolo COVID-19

O protocolo da Seleção começou antes mesmo da apresentação para a preparação para a Copa América Sub-18. Todas as meninas passaram por teste PCR e todas testaram negativo, podendo se apresentar. No hotel, elas ficam em um andar separado dos demais hóspedes, sem contato. As refeições são feitas em horários sem presença de público e o restaurante é higienizado. Antes de entrar no ginásio, todas têm suas temperaturas aferidas e passam por uma estação de álcool gel. Bolas e aparelhos de academia são sistematicamente higienizados, também. As medidas estão todas no Guia de Retorno à Atividade Física, da própria CBB, além das secretarias de saúde.

Mais em Basquete