Siga o OTD

Basquete

Petrovic convoca seleção para Eliminatórias da AmeriCup

Ao todo, 17 atletas foram pré-convocados e 12 serão selecionados para defender o Brasil na última janela das Eliminatórias

Seleção Brasileira de basquete masculino - Eliminatórias da AmeriCup
Seleção já está classificada para a AmeriCup (Fiba Américas/AmeriCup)

Cumprindo o protocolo da FIBA (Federação Internacional de Basquete) durante a pandemia de Covid-19, o técnico Aleksandar Petrovic pré-convocou, nesta segunda-feira (18), 17 jogadores para defender a seleção brasileira masculina de basquete para os duelos contra Panamá e Paraguai, que fecham as Eliminatórias da AmeriCup, nos dias 21 e 22 de fevereiro. O Brasil foi o primeira a se classificar para o torneio e encerra sua participação em nova bolha, agora na cidade de Cáli, na Colômbia.

Todos os atletas passarão pela programação de testes PCR para serem elegíveis a participar dos jogos nas Eliminatórias da AmeriCup. Dos 17 jogadores, 12 serão selecionados para representar o Brasil.

Novidades

Para esta janela das Eliminatórias da AmeriCup, Petrovic trouxe algumas novidades. O jovem pivô Vinícius Lúcio, do  Joventut Badalona, da Espanha, por exemplo, é um dos jogadores a ganhar uma chance na seleção. Quem também chega é o armador Ruivo e o ala Anderson Barbosa, ambos do Paulistano, além dos alas Dimitri Sousa, do Scandone Avellino, da Itália, e Túlio da Silva, do Caxias do Sul. Por fim, as novidades seguem com o ala-pivô Renan Lenz, do São Paulo, e Gruber, do Mogi das Cruzes.

+Veja tudo sobre basquete

“Mais do que ganhar os jogos, para mim é importante provar alguns jogadores. Depois do Pré-Olímpico e Jogos Olímpicos, teremos a saída de alguns jogadores e o Brasil precisa de novos jogadores. Então, nessa janela, o mais importante é ter alguns nomes para cobrir a posição 3 no futuro. E também, alguns atletas que estão sempre nas listas, já conheço. Agora quero dar oportunidade para todos”, explicou o treinador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A lista da seleção brasileira de basquete masculino para as Eliminatórias da AmeriCup também tem o retorno do armador Rafa Luz, do Murcia, e de Jhonatan e Léo Demétrio, ambos do Flamengo. Além disso, os outros convocados já haviam aparecido na última lista, em novembro, quando o Brasil venceu Panamá e Paraguai pelas mesmas Eliminatórias da AmeriCup: Georginho, Caio Pacheco, Gui Santos, Lucas Dias, Márcio, Lucas Mariano e Rafael Mineiro.

A seleção se apresenta direto no aeroporto, onde embarca no dia 16 de fevereiro para Cáli, e treina do dia 17 ao dia 20 na Colômbia. No dia 21, o Brasil enfrenta o Panamá, e no dia seguinte, fecha então sua participação nas Eliminatórias da AmeriCup diante do Paraguai.

Confira os convocados para seleção brasileira:

ARMADORES
Georginho – São Paulo
Felipe Ruivo – Paulistano
Caio Pacheco – Bahía Basket (ARG)
Rafa Luz – Murcia (ESP)

ALAS
Gui Santos – Minas
Jhonatan – Flamengo
Anderson Barbosa – Paulistano
Dimitri Sousa – Scandone Avellino (ITA)
Tulio da Silva – Caxias do Sul

ALA/PIVÔS
Lucas Dias – SESI Franca
Léo Demétrio – Flamengo
Márcio – SESI Franca
Renan Lenz – São Paulo

PIVÔS
Lucas Mariano – São Paulo
Vinícius Lúcio – Joventut Badalona (ESP)
Rafael Mineiro – Flamengo
Gruber – Mogi das Cruzes

Mais em Basquete