Siga o OTD

Caio Pacheco estreia bem e lidera Brasil em vitória sobre Panamá

Basquete

Caio Pacheco brilha na estreia e Brasil vence o Panamá

Único “estrangeiro” da seleção, armador estreia com 17 pontos e é o cestinha na terceira vitória em três jogos pelas eliminatórias da Americup. Gui Carvalho, com um duplo-duplo, e Lucas Mariano também se destacaram

Caio Pacheco jogou sua primeira partida pela seleção principal e brilhou (Twiiter/basquetebrasil)

Caio Pacheco brilha na estreia e Brasil vence o Panamá

Após sete meses longe das quadras, a seleção brasileira masculina de basquete voltou bem. Atuando pelas Eliminatórias da Americup, o Brasil derrotou o Panamá por 77 a 71 em duelo realizado nesta sexta-feira (27) no ginásio do Obras Basket, em Buenos Aires.

A vitória é a terceira do Brasil em três jogos nas eliminatórias, já que o país venceu o Uurugai nos dois anteriores, ainda em fevereiro, antes da pandemia.

Em casa

Com um elenco formado basicamente por atletas atuantes no Brasil, o grande destaque do jogo foi justamente a única exceção a isso. Atuando na liga argentina, o armador Caio Pacheco liderou a equipe na estreia pela seleção brasileira e foi o cestinha do time com 17 pontos e quatro assistências.

“Estou muito feliz. Sempre trabalhei pra conseguir esse objetivo (jogar pela seleção brasileira) e consegui. Quero aproveitar ao máximo. É uma coisa que eu sempre sonhei e que não acontece todos os dias. É muito bom poder representar o seu país”, declarou o armador.

Caio Pacheco foi o cestinha do jogo com 16 pontos
Caio Pacheco foi o cestinha do jogo com 16 pontos (Twitter/basquetebrasil)

Além do armador, os outros destaque brasileiros na partida foram Gui Carvalho, responsável por um duplo-duplo de 12 pontos e 10 rebotes, e Lucas Mariano, com 12 pontos e 5 rebotes.

O Brasil volta à quadra na Argentina já neste sábado (28), quando mede forças com o Paraguai. O duelo acontece às 13h10 (horário de Brasília), novamente pelas Eliminatórias da Americup.

O jogo

O Brasil começou a partida cometendo alguns erros no setor ofensivo e convertendo poucas bolas. No entanto, a defesa manteve o placar ajustado até Trevor Gaskins acertar três bolas de fora na sequência e fazer o Panamá ficar na frente. Após pedido de tempo de Petrovic, o Brasil melhorou nos minutos finais no quarto e conseguiu encerrar o período na frente, em 19 a 15.

+ Edição 2021 do All-Star Game da NBA não será realizada

No segundo quarto, o Brasil teve um início bom e chegou a abrir uma vantagem considerável de oito pontos com as bolas de três caindo. Porém, a rotação com o banco fez o nível cair e o Panamá aproveitou para diminuir a diferença. A seleção voltou a apresentar uma melhora na reta final e conseguiu levar cinco pontos de frente para o intervalo.

Na volta dos vestiários as duas equipes cometeram muitos erros ofensivos e o placar foi pouco alterado no começo do terceiro quarto.

Petrovic apostou em rodar bastante o elenco no jogo desta sexta Eliminatórias da Americup
Petrovic apostou em rodar bastante o elenco no jogo desta sexta (Twitter/basquetebrasil)

O técnico Petrovic pediu tempo e trocou o time. As mudanças surtiram efeito, o Brasil deslanchou no ataque e manteve a defesa sólida. A melhora na reta final fez a seleção brasileira aumentar ainda mais a vantagem e ir para o último período com 12 pontos de vantagem.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No último quarto, o Brasil voltou melhor e com Caio Pacheco inspirado, não demorou para abrir 17 pontos rapidamente, encaminhando a vitória. A grande diferença no placar pareceu ter relaxado a equipe na defesa, e o Panamá aproveitou para tentar gerar um calor no jogo. Porém a reação panamenha conseguiu apenas diminuir a vantagem para seis pontos.

Mais em Basquete