Siga o OTD

cerrado caxias do sul nbb

Basquete

Cerrado vence Caxias e conquista a 1ª vitória no NBB

O novato Cerrado fatura o primeiro triunfo da história do time na principal competição do basquete nacional

Cerrado conquista a primeira vitória no NBB (Wilian Oliveira/Foto Atleta)

Cerrado vence Caxias e conquista a 1ª vitória no NBB

Saiu a primeira vitória do Cerrado no NBB (Novo Basquete Brasil). A equipe do Distrito Federal bateu o Caxias do Sul por 67 a 63 nesta quarta-feira (25) e conquistou seu primeiro triunfo na atual temporada e em toda a história da equipe na principal competição nacional.

Um trio comandou o triunfo histórico do Cerrado. Von Haydin fez 13 pontos e pegou cinco rebotes, JC Fuller fez 14 pontos e deu duas assistências e Paulo Lourenço marcou 10 pontos e pegou três rebotes.

Do outro lado, Túlio Da Silva fez uma partida e tanto, anotou 20 pontos, pegou oito rebotes e deu duas assistências. Pena que os companheiros do Caxias do Sul não acompanharam o ritmo de Túlio da Silva, principalmente nos minutos finais da partida.

Com o resultado, o Cerrado subiu na tabela. Antes da vitória, a equipe ocupava a 15ª e penúltima colocação do NBB. Mas a equipe do Distrito Federal pulou para o 10º lugar com seis pontos.

+ Confira a tabela do NBB – Novo Basquete Brasil – 2020/2021

Já o Caxias do Sul não mudou de posição. O time catarinense possui uma vitória e três derrotas na competição e ocupa a 14ª colocação na tabela com cinco pontos.

Acompanhe ao vivo no Olimpíada Todo Dia o confronto entre Cerrado Basquete e Caxias do Sul, válido pelo NBB 2020/21; equipes estão nas últimas posições
Cerrado faz história ao bater o Caxias (Divulgação/LNB)

A competição

A tabela do NBB da temporada 2020/21 está definida. Por conta do coronavírus, a competição será disputada em sete sedes, para diminuir a quantidade de viagens das equipes pelo país. O torneio tem seu início marcado para 10 de novembro. 

As sete sedes serão Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).

As escolhas das sedes 

Para decidir quais seriam as sedes dos jogos no primeiro turno, o Conselho de Administração do NBB tomou a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.

Não existe uma quantidade de partidas pré-definida por sedes. Para a decisão do calendário, foi levada em consideração a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. Por isso, será comum existirem sedes com sequências maiores de jogos e outras mais curtas.

A decisão do formato do segundo turno ainda está indefinido. Isso porque o NBB e as equipes vão aguardar a situação da pandemia no país e o andamento dos jogos no sistema de sedes fixas. Com isso, uma nova reunião entre a liga e os times está agendada para 8 de dezembro de 2020 para reavaliação do cenário. 

O segundo turno 

Caso seja escolhido a manutenção do sistema de sedes fixas, os jogos serão definidos usando o mesmo critério, a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O segundo turno começará após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.

Mais em Basquete